Notas sobre La théologie politique de Rousseau

Autores

  • Manoel Jarbas Vasconcelos Carvalho Universidade Federal do Ceará, UFC

Palavras-chave:

Religião, Política, Leis, Estado, Rousseau

Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar a relação entre religião e política no pensamento de Rousseau avaliando os seus limites e possibilidades tanto a nível teórico como prático. Para tanto, utilizamos como nosso objeto de estudo, a obra La théologie politique de Rousseau, organizada por Ghislain Waterlot. Além deste livro, que nos é central, utilizamos como fontes de pesquisa, outras referências que nos são primordiais, como as oeuvres complètes de Rousseau e os artigos e livros dos seus principais comentadores, tais como: Bernard Groethuysen, D. Parodi, Henri Gouhier, Robert Derathé, Lelia Pezzillo e Harald Höffding. A metodologia empregada foi a da pesquisa documental comparativa, descritiva e crítica dos autores citados. O problema, do qual partimos, indaga sobre a possibilidade concreta de unir a crença religiosa dos particulares às leis promulgadas pelo Estado no interior do pensamento rousseauniano. Partindo deste contexto metodológico, dividimos a organização da nossa pesquisa em duas etapas: a primeira se ocupa em fazer um breve resumo dos artigos que compõe o livro organizado por Waterlot; e o segundo, de opinar sobre os referidos escritos, em respondendo, mesmo que de maneira provisória, ao difícil problema da relação entre religião e política no pensamento de Rousseau.

Biografia do Autor

Manoel Jarbas Vasconcelos Carvalho, Universidade Federal do Ceará, UFC

Graduado com Licenciatura no curso de Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Filosofia com área de concentração em Ética e Filosofia Política pela Universidade Estadual do Ceará. Doutorando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2019-10-29

Como Citar

Vasconcelos Carvalho, M. J. (2019). Notas sobre La théologie politique de Rousseau. Revista Helius, 2(1), 46–64. Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/82

Edição

Seção

Artigos do Dossiê