Os artigos científicos deverão ser fruto de pesquisa acadêmica e conter Resumo, palavras-chave, Introdução, Discussão, Conclusão, Referências Bibliográficas. O texto deverá ser apresentado com o mínimo de 10, e o máximo de 30 laudas. A publicação de trabalhos mais extensos fica condicionada à autorização do Comitê Editorial. As resenhas deverão ser de livros/mídias publicados nos últimos 5 anos, e conter no máximo 5 (cinco) laudas.
A revisão gramatical e a adequação às normas é de responsabilidade dos autores. Artigos que não estejam conforme as normas de publicação serão preteridos.
Normas para submissão de artigos [ABNT NBR 6022/2018]
Os artigos científicos deverão ser fruto de pesquisa acadêmica e conter Título, Nome do autor, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Discussão, Conclusão e Referências.
TÍTULO: centralizado, em caixa alta e negrito, separado de eventual subtítulo por dois pontos.
NOME DO AUTOR: acompanhado da SIGLA da instituição a que está filiado.
RESUMO: entre 100 a 250 palavras. PALAVRAS-CHAVE (até 5 palavras separadas por ponto), no idioma do artigo. Resumos, palavras-chave, em português e em língua estrangeira, devem ser digitados em Times New Roman, corpo 10. O Resumo e a sua tradução para língua estrangeira, devem estar entre 100 e 250 palavras, com informações que permitam uma adequada caracterização do artigo como todo. No caso de artigos científicos, o Resumo deve informar o objetivo, a metodologia aplicada, os resultados principais e conclusões. No máximo 5 palavras-chave serão representadas em seguida ao Resumo. As palavras-chave serão escolhidas do texto e não necessariamente do título.
ABSTRACT e KEYWORDS (versão para o inglês do Resumo e das Palavras-chave) ou RESUMÉ e MOTS-CLÈS (francês) ou RESUMEN e PALABRAS-LLAVE (espanhol): nos mesmo moldes supracitados.
TEXTO; NOTAS; REFERÊNCIAS (apenas trabalhos citados no texto).
O texto deve ser compatível com o editor de textos Microsoft Word for Windows, ter páginas no formato A4 (21,0 x 29,7 cm), com espaçamento 1,5 em uma só face do papel, com margens esquerda e superior de 3,0 cm e margens direita e inferior de 2,0 cm, fonte Times New Roman com tamanho 12 para o corpo do texto e 10 para citações destacadas do texto, notas rodapé e informações de tabelas e figuras. As páginas e as linhas de cada página devem ser numeradas.
As citações bibliográficas do texto devem ser pelo sobrenome do(s) autor(es) seguido do ano e da paginação referente. Quando houver quatro autores ou mais, somente o sobrenome do primeiro será citado, seguido da expressão et al.: Soares (2004, p. 123), (SOARES, 2004, p. 456), Soares & Feijó (2000, p. 765), (SOARES & FEIJÓ, 2000, 321), Silva et al. (2004, p. 65), (SILVA et al., 2000, p. 8). As citações diretas, com mais de três linhas, deverão ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, tamanho 10, espaço simples, e sem aspas (ABNT: NBR 10520).
A lista de referências bibliográficas será apresentada em ordem alfabética por sobrenome de autores, de acordo com a norma ABNT NBR 6023. Inicia-se a referência com o último sobrenome do(s) autor(es) seguido do(s) prenome(s) ou abreviatura deles, excetuando-se aqueles de origem espanhola ou de dupla entrada, registrando-se os dois últimos sobrenomes. Todos os autores devem ser citados. Obras anônimas têm sua entrada pelo titulo ou pela entidade responsável por sua publicação.
A referência deve ser alinhada pela esquerda e a segunda linha iniciada abaixo do primeiro caractere da primeira linha.
Abaixo são apresentados alguns exemplos de Referências Bibliográficas.
Artigos de periódicos
FABIAN, E. P. A relação entre método e política em Hegel a partir de A Sociedade Aberta e seus Inimigos de Karl Popper. Revista de Ciências Humanas, Frederico Westphalen, v. 7, n. 8, pp. 157-174, jun. 2006.
Livros
ARISTÓTELES. Metafísica. Tradução de Leonel Vallandro. Porto Alegre: Editora Globo, 1969.
Capítulos de livro
NICOLAU, M. F. A. O movimento dialético na introdução ao sistema da ciência – O prefácio a Fenomenologia do Espírito. In: CHAGAS, E. F.; UTZ, K.; OLIVEIRA, J. W. J. (Org.). Comemoração aos 200 anos da “Fenomenologia do Espírito” de Hegel. Fortaleza: Edições UFC, 2007, pp. 127-144.
Teses (doutorado) ou dissertações (mestrado)
BAFFA, M. A Forma da Metafísica: sobre a história na obra tardia de Heidegger. Rio de Janeiro: PUC, 2005. Tese de Doutorado.
Artigos apresentados em congressos, reuniões e seminários
SANTOS, Fernando Santiago dos. Os jesuítas, as ervas medicinais e os índios brasileiros: estudo preliminar da Triaga Brasílica (séc. XVIII). II ENCONTRO de Filosofia e História da Biologia. Anais. São Paulo, Ed. Mackenzie, 2004, p. 19.
Tabelas e Ilustrações
As tabelas e ilustrações (gráficos, fotografias, desenhos) devem ser apresentadas nas últimas páginas do artigo, uma em cada página.
Submissão de traduções, resenhas e entrevistas
As traduções e as resenhas devem ter o mesmo formato do corpo de um artigo (cf. acima). Pede-se que as resenhas versem sobre livros ou mídias publicados nos últimos 5 anos e contenha no máximo 5 (cinco) laudas. Traduções e entrevistas com mais de 30 páginas deverão passar por permissão do Comitê Editorial. Todas as traduções/entrevistas devem vir acompanhadas de declaração do tradutor(a)/entrevistador(a) de que possui as autorizações do autor para a versão do texto e/ou a autorização da Revista/Editora pela qual o texto foi inicialmente publicado.
Avaliação
Processo de avaliação por pares.
Anais da Semana de Filosofia da UVA
Avaliação por pares unilateralmente cega (single blind peer review).
Artigos
Avaliação por pares duplamente cega (double blind peer review).
Traduções
Avaliação por pares duplamente cega (double blind peer review).
Resenhas
Avaliação por pares duplamente cega (double blind peer review).
Entrevistas
Avaliação por pares duplamente cega (double blind peer review).