Jornal "Ágora Elza": um recurso didático-pedagógico para o ensino de filosofia na educação básica

  • Antonia Juliete Pereira Pinto Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Vanusia Carlos Diniz
  • Ermínio de Sousa Nascimento
Palavras-chave: Jornal, Ágora Elza, Recurso Didático, Ensino de Filosofia

Resumo

O presente artigo considera o Projeto “Ágora Elza” como recurso didático-pedagógico para o ensino de filosofia na educação básica. Tal projeto foi elaborado e desenvolvido pelos bolsistas do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, sob a responsabilidade da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica Presencial – DEB -, em convênio com a Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA e a Secretaria de Educação do Estado do Ceará, no período de abril a junho de 2019, na Escola de Ensino Médio Elza Goersch, em Forquilha, Ceará, contando com a participação da professora Thays de Sousa Veras (Supervisora do PIBIB/CAPES/UVA), do diretor da escola Francisco Kleber Rodrigues Alves e dos professores Renato Almeida de Oliveira e Ricardo George de Araújo Silva (Coordenadores de área do subprojeto do curso de Filosofia – PIBID/CAPES/UVA), envolvendo os alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio da referida escola. Tendo por objetivo promover a formação docente dos alunos de graduação do curso de Filosofia da UVA, mediada pela vivência do cotidiano escolar, valorizando o protagonismo juvenil dos alunos da educação básica. A pesquisa se baseou no significado e origem da palavra ‘Ágora’ e nos temas abordados no jornal, salientando que os conteúdos veiculados pelo jornal são de caráter filosófico, poético, político e cultural, produzidos pelos alunos. As atividades foram orientadas pelos bolsistas de graduação, pela professora supervisora do PIBID e pelos professores coordenadores de área do subprojeto de Filosofia da UVA. No desenvolvimento das atividades, percebeu-se, em alguns alunos, um estímulo mais acentuado para levantar questões sobre temas abordados em sala de aula e interesse em conhecer textos filosóficos relacionados a tais temas.
Publicado
2021-01-30