TEORIA DA AGENDA, REPRESENTAÇÃO E REDES SOCIAIS

Autores

  • Agemir Bavaresco Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS
  • Tiago Porto Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS
  • Wellignton A. Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS

Resumo

Há uma crise de representação em nível político, pois as categorias, na filosofia política, não têm mais consistência conceitual para legitimar as práticas democráticas nos atuais cenários das sociedades em rede. O esvaziamento das democracias representativas põe o seguinte problema: A opinião pública conforma-se aos interesses da agenda pautada pela mídia ou, ao contrário, ela mantém um grau de autonomia da vontade dos cidadãos? Ou seja, a representação da vontade dos cidadãos é subjugada à vontade dos atores políticos e da mídia ou a resistência soberana das “multidões” emerge como poder de inalienabilidade da vontade, segundo a teoria da vontade geral de Jean-Jacques Rousseau? Apresentamos, inicialmente, algumas teorias da comunicação com a finalidade de situar a teoria da agenda no contexto dos debates teóricos desta área da comunicação. Em seguida, descrevemos a teoria da agenda, apontando o seu poder explicativo e, ao mesmo tempo, os seus limites. No final, concluímos com a teoria da vontade geral de Rousseau como um conceito relevante para compreender o nosso problema, ou seja, a vontade dos cidadãos articulada em redes sociais representa o poder inalienável da vontade dos cidadãos, para constituir novas democracias para o século XXI.

Biografia do Autor

Agemir Bavaresco, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS

Doutor em Filosofia pela Universidade de Paris 1. Professor do PPG de Filosofia da PUCRS. Site: www.abavaresco.com.br

Tiago Porto, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS

Acadêmico de filosofia da PUCRS, bolsista de iniciação científica pela FAPERGS.

Wellignton A. Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS

Acadêmico de Ciências Jurídica e Sociais (FADIR) daPUCRS. Atualmente, bolsista de iniciação científica pelo CNPq e membro do grupo de pesquisa Filosofia e Interdisciplinariedade.

Downloads

Publicado

2014-02-06

Como Citar

Bavaresco, A., Porto, T., & Silva, W. A. (2014). TEORIA DA AGENDA, REPRESENTAÇÃO E REDES SOCIAIS. Revista Helius, 1(1). Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/15

Edição

Seção

Artigos (Varia)