Ensinar é impossível, e aprender, inevitável: comentários sobre a epistemologia de Humberto Maturana
Palavras-chave:
Humberto Maturana, Aprendizagem, Imunologia, Domesticação, EducaçãoResumo
Neste ensaio, propomos apresentar e discutir a epistemologia do biólogo chileno Humberto Maturana, utilizando os conceitos de percepção, autopoiese e cognição e, a partir da aceitação desse caminho explicativo, comentar suas implicações para o nosso entendimento de três fenômenos relacionais no contexto do viver: o domínio das interações moleculares, no âmbito da imunologia, o domínio das interações interespecíficas, no âmbito da domesticação, e o domínio das relações humanas, no âmbito da educação. Ao visitar esses três domínios relacionais, refletimos sobre como o fenômeno da aprendizagem irá inevitavelmente surgir, gerado na própria dinâmica do viver, sem a necessidade de lançarmos mão da noção de interações instrutivas, que usualmente conotamos, ao menos no contexto das relações humanas, como ensino.Downloads
Publicado
2021-03-23
Como Citar
Vianna, B., Andrade, L. A. B., & Vaz, N. M. (2021). Ensinar é impossível, e aprender, inevitável: comentários sobre a epistemologia de Humberto Maturana. Revista Helius, 3(2, fasc. 2), 1183–1227. Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/158
Edição
Seção
Artigos do Dossiê