Theodosius Dobzhansky e a Biologia Evolutiva

Autores

  • Aldo Mellender de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Departamento de Genética (UFRGS)

Palavras-chave:

Dobzhansky, Genética, Evolução, Livros, Artigos

Resumo

Theodosius Dobzhansky (1900 – 1975) foi um dos mais influentes evolucionistas do século XX. Escritor prolífico e fluente, publicou mais de três centenas de trabalhos, entre artigos e livros. No presente artigo, é apresentada uma pequena biografia deste gigante da genética e evolução, tanto na sua terra natal, a Ucrânia (até sua graduação em Biologia), posteriormente em Leningrado (então União Soviética) e seus primeiros anos nos Estados Unidos da América, a partir de 1927 no grupo de Thomas Hunt Morgan. Também se inclui o exame de três artigos da famosa série de 43 artigos sobre genética de populações naturais, todos publicados no periódico Genetics, entre 1938 e 1976 (o último, póstumo). Um de seus livros mais importantes, foi publicado em 1937; aqui se discute alguns capítulos desta obra, com ênfase no capítulo que é dedicado à seleção natural. O capítulo sobre evolução humana, de um outro livro onde ele é um dos autores, também está discutido, especialmente devido a um tratamento não exatamente científico que ele faz do tema, mas antes como uma visão de mundo.

Biografia do Autor

Aldo Mellender de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Departamento de Genética (UFRGS)

Possui graduação em História Natural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1967) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1973). Realizou estágio pós-doutorado na University of Liverpool, Inglaterra (1975) e Universidade Estadual de Campinas (1978 - três meses). Estagiou também, por 1 mês, na Cornell Unversity (1996) para trabalhar com história da genética, particularmente em relação ao papel de Theodosius Dobzhansky na formação da comunidade de geneticistas evolutivos no Brasil. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Ecológica, atuando principalmente nos seguintes temas: seleção sexual, seleção de parentesco, evolução biológica. Atua também na área de história e epistemologia das idéias sobre evolução biológica, particularmente com autores brasileiros ou que tiveram influência no Brasil.

Downloads

Publicado

2021-03-23

Como Citar

Mellender de Araújo, A. (2021). Theodosius Dobzhansky e a Biologia Evolutiva. Revista Helius, 3(2, fasc. 3), 1417–1439. Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/161

Edição

Seção

Artigos do Dossiê