Hume e a Biologia: algumas notas

Autores

  • Andreh Sabino Ribeiro UAB/UECE

Palavras-chave:

David Hume, Filosofia da Biologia, Filosofia da Natureza, Antropologia Filosófica

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar os vínculos mais significativos de David Hume com a Biologia. Frequentemente, isso é feito a partir de uma análise comparativa entre o filósofo escocês e Charles Darwin. Adotando uma abordagem mais ampla, ainda que sem a pretensão de ser exaustiva, levarei em conta outros aspectos da temática. Primeiramente, apresentarei brevemente a relação direta de Hume com os estudos biológicos em geral. Depois, examinarei a concepção humeana de natureza e de natureza humana, dada a pertinência desses termos para os naturalistas. Por fim, discutirei a crítica de Hume ao chamado argumento do desígnio. Defendo que pontos de contato podem ser traçados entre Hume e o darwinismo a partir de uma postura antiteleológica em comum.

Biografia do Autor

Andreh Sabino Ribeiro, UAB/UECE

Possui Graduação (Bacharelado) em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2001), Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (2005, 2007), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2010) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019), com estágio de pesquisa na University of Alberta (Canadá) entre setembro de 2016 e agosto de 2017. Foi professor substituto na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (2010-2013) e no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2018). Atua principalmente na pesquisa sobre Filosofia Moderna, Filosofia Moral e Teoria das Paixões, com ênfase em David Hume. É membro do Grupo Hume - UFMG.

Downloads

Publicado

2021-03-23

Como Citar

Ribeiro, A. S. (2021). Hume e a Biologia: algumas notas. Revista Helius, 3(2, fasc. 1), 487–507. Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/162

Edição

Seção

Artigos do Dossiê