O que são Sociobiologia Humana e Psicologia Evolucionista?

Autores

  • Alisson Magalhães Soares UFMG

Palavras-chave:

Sociobiologia, Sociobiologia Humana, Psicologia Evolucionista

Resumo

A Sociobiologia teve seu nascimento na década de 1970 a partir de uma mudança paradigmática que ocorrera na Biologia evolutiva com o abandono da seleção de grupos como padrão explicativo e adoção da perspectiva gênica como foco da seleção natural. Com isso pretendiam analisar o comportamento social de todos os animais sob um mesmo arcabouço teórico, de formigas a seres humanos. Na década de 1980, nasceu uma disciplina filha da sociobiologia, a Psicologia Evolucionista, cujo foco é explicar a evolução da mente humana. Ambas tentaram refundar as ciências humanas em novas bases (sócio)biológicas. Pretende-se aqui apresentar o campo da Sociobiologia e algumas de suas controvérsias.

Biografia do Autor

Alisson Magalhães Soares, UFMG

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), especialização em História da Ciência pela UFMG (2006), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Foi pesquisador sociólogo em especializado em patrimônio imaterial na empresa ARO Arquitetos a serviço da Unesco/Monumenta/BID. Foi professor substituto da Universidade Federal de Minas Gerais entre 2009 e 2010. É Doutor em Sociologia também pela UFMG (2016) e ex-bolsista da Capes/Reuni, com doutorado sanduíche no Forum Internationale Wissenschaft (FIW) da Universität Bonn, na cidade de Bonn/Alemanha (2014-5). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Epistemologia, Teoria Social, Teoria dos Sistemas Complexos, Sóciocibernética e Niklas Luhmann.

Downloads

Publicado

2021-03-23

Como Citar

Soares, A. M. (2021). O que são Sociobiologia Humana e Psicologia Evolucionista?. Revista Helius, 3(2, fasc. 1), 291–325. Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/165

Edição

Seção

Artigos do Dossiê