Por que a Matemática interessa à Biologia?

Autores

  • Jobson de Queiroz Oliveira UECE

Palavras-chave:

Biologia, Matemática, Modelagem matemática

Resumo

Neste trabalho abordamos a relação entre Biologia e Matemática. Na primeira seção descrevemos uma questão antiga da Filosofia da Matemática: a questão da descoberta ou invenção da Matemática, em particular abordamos o Platonismo, representado por Kurt Gödel e o Formalismo, representado por David Hilbert, apresentando um panorama histórico da discussão. Em seguida discutimos a questão do funcionamento da Matemática como linguagem para descrever o universo, passando de noções abstratas à descrição de fenômenos no mundo real. Apresentamos alguns exemplos de modelos matemáticos. Por fim apresentamos algumas das várias aplicações modernas da Matemática à Biologia, incluindo o estudo de epidemias, genética das populações e crescimento de organismos.

Biografia do Autor

Jobson de Queiroz Oliveira, UECE

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2004), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2007) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Diferencial, atuando principalmente nos seguintes temas: stochastic completeness, feller property, espaços homogêneos e parabolicity.

Downloads

Publicado

2021-03-23

Como Citar

Oliveira, J. de Q. (2021). Por que a Matemática interessa à Biologia?. Revista Helius, 3(2, fasc. 1), 113–137. Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/170

Edição

Seção

Artigos do Dossiê