Teilhard de Chardin e a evolução biológica

Autores

  • Geraldo Luiz De Mori FAJE

Palavras-chave:

Teilhard de Chardin, Teoria da evolução, Biogênese, Diálogo crença e evolução

Resumo

A teoria da evolução é, sobretudo a partir do século XIX, uma das referências no estudo do surgimento e desenvolvimento da vida no planeta. Objeto de grandes discussões e controvérsias, tornou-se, ao longo do século XX, um novo paradigma no âmbito do conhecimento do conjunto da realidade, referindo-se não só ao mundo da vida, ao qual esteve associada em suas origens, mas também ao da matéria, uma vez que o processo que deu origem ao universo também é o resultado de uma longa evolução. Teilhard de Chardin, no âmbito da paleontologia e em diálogo com as demais ciências da vida, a filosofia e a teologia, propôs, no século XX, uma síntese original, na qual busca pensar o conjunto da realidade em chave evolucionista. Sua síntese foi extremamente importante no diálogo interrompido entre fé cristã e ciência da natureza.

Biografia do Autor

Geraldo Luiz De Mori, FAJE

Bacharel em Filosofia (1986) e Teologia (1992) pelo Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus - CES - (Belo Horizonte, MG, atual Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE -); licenciado em Filosofia pela PUC Minas (1990); mestre (1996) e doutor (2002) em Teologia pelo Centre Sèvres - Facultés Jésuites de Paris (França); pós-doutorado (2011/2012) no Institut Catholique de Paris. Professor titular no Departamento de Teologia da FAJE, no qual ensina disciplinas da teologia sistemática. Líder do Grupo de Pesquisa Interfaces da antropologia na teologia contemporânea. Temas de pesquisa: antropologia cristã, cristologia, pastoral, relação entre teologia e literatura, teologia latino-americana, teólogos e pensadores contemporâneos: K. Rahner, W. Pannenberg, D. Tracy, J. Molltmann, C. Théobald, J. L. Segundo, J. Sobrino, G. Gutierrez, P. Ricoeur, E. Falque, J. Greisch, J.-L. Chrétien, M. Henry.

Downloads

Publicado

2021-03-23

Como Citar

De Mori, G. L. (2021). Teilhard de Chardin e a evolução biológica. Revista Helius, 3(2, fasc. 2), 907–935. Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/179

Edição

Seção

Artigos do Dossiê