Paralelos biológicos na psicologia de Carl Gustav Jung

Autores

Palavras-chave:

C. G. Jung, Paralelos biológicos, Psicologia, Modelos teóricos

Resumo

O presente ensaio visa fornecer um panorama inicial de paralelos biológicos utilizados por Carl Gustav Jung ao longo de sua obra. Com efeito, esse foi um procedimento utilizado à exaustão pelo autor, para justificar junto a seus críticos o caráter empirista de sua démarche de pesquisa, mas principalmente para compor um quadro de analogias explicativas dos principais conceitos da psicologia analítica. Ainda mais importante, os paralelos biológicos utilizados por Jung para explicitar a estrutura e o funcionamento psíquico remetem a sua crítica constante de um pressuposto metafísico maior da ciência moderna, o materialismo, que condenava a dimensão psíquica a um epifenômeno da matéria. Tendo em vista que para Jung a ideia de autonomia da psique é central, a crítica conscienciosa às derivas do materialismo é um elemento importante para o autor afirmar uma ciência menos alienada dos processos anímicos.

Biografia do Autor

Rodrigo Barros Gewehr, UFAL

Graduação em Psicologia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2001); mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003); doutorado em psicopatologia e psicanálise pela Université Denis Diderot - Paris VII (2012); estágio pós-doutoral em Filosofia na Universidade de Coimbra (2018). Professor do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Filosofia na Universidade Federal de Alagoas. Trabalha na interface entre Psicologia e Filosofia, com especial interesse em discussões epistemológicas e teóricas envolvendo a Psicanálise, a Psicologia Analítica e suas interlocuções com outras áreas de saber, bem como com as diferentes escolas de psicologia. Integrante dos grupos de pesquisa "Epistemologia e ciência psicológica" (UFAL); Filosofia e Psicanálise (GT-ANPOF); Subjetividade no pensamento contemporâneo (UFAL); Subjetividade e Sociedade (PPGFIL-UFAL).

Downloads

Publicado

2021-03-23

Como Citar

Gewehr, R. B. (2021). Paralelos biológicos na psicologia de Carl Gustav Jung. Revista Helius, 3(2, fasc. 2), 1018–1047. Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/180

Edição

Seção

Artigos do Dossiê