Os temas da auto-organização e informação biológicas na segunda metade do século XX

Autores

  • Alfredo Pereira Jr. UNESP

Palavras-chave:

Auto-Organização, Informação, Complexidade, Autonomia, Termodinâmica do Não Equilíbrio

Resumo

Na segunda metade do Séc. XX, os conceitos de Auto-Organização e Informação passaram a ser utilizados na explicação de fenômenos biológicos complexos, a partir de duas abordagens: na Físico-Química, com Ilya Prigogine e associados, e no contexto interdisciplinar formado pela Teoria da Informação, Teoria de Sistemas (proposta pelo biólogo Ludwig Bertalanffy), e pela “Cibernética de Segunda Ordem” (enfocando sistemas autônomos como as redes neurais artificiais), que por sua vez inspiraram a teoria da Autopoiesis, de Humberto Maturana e Francisco Varela, a abordagem da complexidade biológica e da emergência do novo, de Henri Atlan, e vertentes naturalistas da Ciência Cognitiva contemporânea. No Brasil, uma síntese destas abordagens e desenvolvimentos adicionais foi realizada pelo grupo de pesquisa do Centro de Lógica e Epistemologia da UNICAMP, liderado por Michel Debrun, Ítala D’Ottaviano, Ettore Bresciani Filho e Maria Eunice Quilici Gonzalez, desde a última década do século, em uma série de trabalhos que foram - mais recentemente – republicados em livro internacional (PEREIRA JR., PICKERING & GUDWIN, 2018).

Biografia do Autor

Alfredo Pereira Jr. , UNESP

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1984), graduação em Administração de Empresas pela Fundação de Ciências Contábeis e Administrativas Machado Sobrinho (1983), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e doutorado em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Realizou Pós-Doutorado em Ciências do Cérebro e da Cognição no Massachusetts Institute of Technology (1996-98). Livre-Docente, Professor Adjunto II da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente credenciado e orientador de mestrado e doutorado nos programas de Saúde Coletiva (Faculdade de Medicina, UNESP-Botucatu) e Filosofia (Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP-Marília). Cientista Visitante no KEY Institute for Mind-Brain Research, vinculado à Universidade de Zurique (2012), e Pesquisador Visitante no Departamento de Psicologia da Universidade de Copenhagen (2012) e Departamento de Ciências dos Fármacos da Universidade de Pavia (2015). Coordenador de Tarefa no Projeto Temático/FAPESP "Sistêmica, Auto-Organização e Informação", vinculado ao Centro de Lógica e Epistemologia da Universidade de Campinas (2011-2016). Tem experiência nas áreas de Ontologia, Epistemologia, Psicologia Fisiológica (Neurociência Cognitiva e Afetiva) e Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: Monismo de Triplo Aspecto, Mente e Cérebro, Consciência Humana, Interações Neuro-Astrocitárias, Filosofia das Ciências da Vida e da Saúde.

Downloads

Publicado

2021-03-23

Como Citar

Pereira Jr. , A. (2021). Os temas da auto-organização e informação biológicas na segunda metade do século XX. Revista Helius, 3(2, fasc. 2), 1088–1119. Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/183

Edição

Seção

Artigos do Dossiê