Fascinação sedutora: a herança das décadas do cérebro à luz da filosofia de Charles Sanders Peirce

Autores

  • Monica Aiub Espaço Monica Aiub

Palavras-chave:

Neurociência, Filosofia, Década do cérebro, Charles Peirce, Tecnologia

Resumo

O presente trabalho parte do conceito de fascinação sedutora, que aponta para uma tendência à aceitação cega de afirmações acompanhadas de termos que indiquem pesquisas em neurociência, ainda que estas sejam irrelevantes para fundamentar tais afirmações. Discorre sobre as décadas do cérebro nos séculos XX e XXI, com o desenvolvimento da neurociência e da inteligência artificial e sua atual tendência a estabelecer a interface cérebro e máquina. A partir das teorias do Darwinismo Neuronal (EDELMAN, 1995) e do Cérebro Relativístico (NICOLELIS, 2020), são analisados, com base na filosofia de Charles Sanders Peirce, alguns aspectos da neurociência e das ciências da informação que ganham lugar no pensamento e na linguagem de senso comum, apontando para a necessidade de clareza conceitual, observação dos limites epistemológicos das pesquisas nestas áreas e implicações éticas e epistemológicas do fascínio gerado pelo estudo do cérebro e pela tecnologia.

Biografia do Autor

Monica Aiub, Espaço Monica Aiub

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Santos (1989), graduação em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), Pós-Graduação em Educação Brasileira pela UNISANTOS (1992), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2006), doutorado em Filosofia pela PUC-SP (2015). Atualmente é orientadora filosófica, professora e pesquisadora no Espaço Monica Aiub - Filosofia, Arte e Cultura, em São Paulo. É editora, atuando na Editora FiloCzar. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Mente e da Informação tuando principalmente nos seguintes temas: filosofia, filosofia da mente e da informação, pragmatismo, orientação filosófica, lógica, teoria do conhecimento, filosofia da linguagem, filosofia da medicina e filosofia da neurociência.

Downloads

Publicado

2021-03-23

Como Citar

Aiub, M. (2021). Fascinação sedutora: a herança das décadas do cérebro à luz da filosofia de Charles Sanders Peirce. Revista Helius, 3(2, fasc. 3), 1659–1687. Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/184

Edição

Seção

Artigos do Dossiê