Natureza e funções da alma segundo João Buridan

Autores

  • Roberta Miquelanti UFBA

Palavras-chave:

Buridan, Filosofia natural, Alma, Percepção, Species

Resumo

Neste artigo, discutiremos como o filósofo medieval João Buridan (séc. XIV) aborda a natureza e funções da alma. Primeiramente, discutiremos como Buridan classifica o estudo da alma enquanto ciência, passando, em seguida, para a análise da alma humana e suas funções. Buridan adota uma teoria particular acerca da alma, que tenta conciliar as tradições aristotélica e médica. Isso inclui uma abordagem funcionalista da alma e uma reinterpretação da tradição aristotélica principalmente com relação à noção de sentido interno, o qual é abordado também em uma perspectiva fisiológica, com a discussão da sua localização no corpo humano e sua função no processo de percepção.

Biografia do Autor

Roberta Miquelanti, UFBA

Professora adjunta da Universidade Federal da Bahia e doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Possui Graduação em Filosofia (2005) e Mestrado em Filosofia (2009) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Medieval, Lógica e Filosofia da Linguagem.

Downloads

Publicado

2021-03-23

Como Citar

Miquelanti, R. (2021). Natureza e funções da alma segundo João Buridan. Revista Helius, 3(2, fasc. 1), 372–391. Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/187

Edição

Seção

Artigos do Dossiê