Cosmologia e Biologia no Timeu de Platão

Autores

  • José André Ribeiro IFBA/UFC

Palavras-chave:

Platão, Cosmologia, Biologia, Ser vivo, Temporalidade

Resumo

O propósito deste trabalho é mostrar que o diálogo Timeu de Platão, especialmente no fim de sua análise cosmológica (61c-81e), possui uma relevância explícita para a história da biologia, na medida em que o conjunto de suas análises, sobre o corpo humano e suas funções fisiológicas, promove uma distinção crucial entre os limites temporais do corpo dos seres vivos mortais e o tempo ilimitado do kosmos, compreendido como um ser vivo imortal. Na verdade, a ideia do texto é fazer uma exposição da importância de algumas passagens pontuais do diálogo para restaurar seu papel dentro da história do pensamento ocidental, não somente como uma obra clássica da metafísica platônica, como, também, uma obra preocupada em dar respostas plausíveis aos principais dilemas do conhecimento científico de sua época.

Biografia do Autor

José André Ribeiro, IFBA/UFC

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia. Promove pesquisa nas áreas de Filosofia Antiga, Filosofia Intercultural, Ética e Filosofia Política. Atualmente é professor de Filosofia com Dedicação Exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA, no Campus de Porto Seguro. 

Downloads

Publicado

2021-03-23

Como Citar

Ribeiro, J. A. (2021). Cosmologia e Biologia no Timeu de Platão. Revista Helius, 3(2, fasc. 1), 348–371. Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/192

Edição

Seção

Artigos do Dossiê