A busca da memória: um ponto em comum entre biologia freudiana e neurociências

Autores

  • Luís Francisco Espíndola Camargo UFES

Palavras-chave:

Neurociências, Psicanálise, Biologia Molecular, Biologia Evolucionista, Memória

Resumo

O surgimento das neurociências está relacionado aos estudos sobre a memória e uma velha questão para a psicanálise, a origem das memórias patogênicas responsáveis pelo conflito psíquico e pela causa das neuroses. Um dos fundadores da nova síntese, Erik Kandel, convocou os psicanalistas com o objetivo de encontrar no sistema nervoso a causa material dos processos psíquicos inconscientes por meio da adesão a uma ciência descartada pelo fundador da psicanálise, a biologia molecular. A biologia freudiana para tratar das memórias patogênicas irredutíveis ao tratamento psicanalítico fora construída por Freud sobre teorias evolucionistas já abandonadas. Este artigo visa apresentar alguns pontos de disjunção e conjunção entre as neurociências e a psicanálise e localizar um ponto em comum, a busca da memória.

Biografia do Autor

Luís Francisco Espíndola Camargo, UFES

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Possui graduação em psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), mestrado em psicanálise pela Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis (2010), mestrado em linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), doutorado em psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), com período sanduíche na Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis e Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSC (2015-2017) na área de Lógica e Epistemologia sobre a influência do evolucionismo na psicanálise. Tem experiência na área de psicologia, com ênfase em psicologia clínica e psicanálise atuando principalmente nos seguintes áreas: psicologia; psicanálise; psicanálise e ciência; psicanálise e biologia; psicanálise, topologia e lógica. Membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise.

Downloads

Publicado

2021-03-23

Como Citar

Camargo, L. F. E. (2021). A busca da memória: um ponto em comum entre biologia freudiana e neurociências. Revista Helius, 3(2, fasc. 2), 984–1017. Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/194

Edição

Seção

Artigos do Dossiê