“O fogo que está no coração da máquina” ou a fisiologia do corpo em René Descartes

Autores

  • João Carlos Neves de Souza e Nunes Dias UFAL

Palavras-chave:

Descartes, Corpo humano, Fisiologia

Resumo

O ensaio busca evidenciar nuances da sistematização do filósofo René Descartes sobre a compreensão corpo humano, em particular no que tange sua dimensão fisiológica. A centralidade da descrição cartesiana, aqui apresentada, se refere ao sistema circulatório, notadamente a partir da compreensão do coração, da formação do sangue, do fluxo sanguíneo no corpo e alguns de seus encadeamentos. No sentido de contextualizar a reflexão fisiológica do corpo humano em L'Homme, é importante não perdermos de vista o contexto, mesmo que brevemente, dessa temática em certa tradição da filosofia natural, sobretudo em Aristóteles e Galeno. Essa referência à tradição é importante, tanto no sentido de apontamos modos de investigação sobre o corpo humano em sua dimensão fisiológica, mas sobretudo como um recurso que evidencia um deslocamento significativo da descrição cartesiana ao compreender o funcionamento mecânico do corpo humano.

Biografia do Autor

João Carlos Neves de Souza e Nunes Dias, UFAL

Professor Adjunto III da Universidade Federal da Alagoas (UFAL), vinculado ao curso de Filosofia (ICHCA) e ao Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFIL). Doutor em Filosofia (2017) pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Licenciado em Filosofia (2011) pela UFAL. Mestre em Ciências Sociais (2007), Especialista em Corpo e Cultura de Movimento (2005) e Licenciado em Educação Física (2004) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Exerce a coordenação do curso de Filosofia da UFAL na gestão colegiada 2020 - 2022. Integra o grupo de coordenadores dos projetos de extensão (UFAL/ Proex): Cineclube Intacta Retina (desde 2009); Mora na filosofia (desde 2010); e Pensamento e Ação (desde 2019). Áreas de interesse: Filosofia Contemporânea, com com destaque para o pensamento de Maurice Merleau-Ponty e Michel Foucault. Temas de investigação: Corporeidade; Ciência; Estética. 

Downloads

Publicado

2021-03-23

Como Citar

Dias, J. C. N. de S. e N. (2021). “O fogo que está no coração da máquina” ou a fisiologia do corpo em René Descartes. Revista Helius, 3(2, fasc. 1), 392–423. Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/198

Edição

Seção

Artigos do Dossiê