Síntese Moderna da Evolução: uma aproximação filosófica ao conceito de “síntese”

Autores

  • Leonardo Augusto Luvison Araújo UFRGS

Palavras-chave:

Síntese moderna, Evolução biológica, Síntese, Filosofia da Biologia, História da Biologia

Resumo

Julian Huxley cunhou o termo Síntese Moderna, na obra “Evolution: The Modern Synthesis” (1942), para se referir à interpretação emergente sobre os fenômenos evolutivos nos anos 1920-1940. Desde então, o conceito de “síntese” tornou-se familiar na Biologia Evolutiva, sendo empregado, na maioria das vezes, sem uma definição explícita. Neste artigo, apresento uma aproximação filosófica ao conceito de síntese, explorando de que forma ele é empregado na Biologia Evolutiva e qual papel epistêmico e não-epistêmico este conceito parece cumprir, principalmente na chamada Síntese Moderna da Evolução. O significado mais óbvio e intuitivo para o conceito de síntese está relacionado às diferentes formas de unificação teórica e disciplinar na Biologia Evolutiva. No entanto, este conceito não encerra seu significado como sinônimo de unificação, sendo empregado em ao menos outros dois sentidos: na compreensão da estrutura e das mudanças científicas de larga escala do pensamento evolutivo; e como um movimento social e institucional na Síntese Moderna.

Biografia do Autor

Leonardo Augusto Luvison Araújo, UFRGS

Doutorando em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura) e Mestre em Genética e Biologia Molecular na UFRGS, vinculado à linha de pesquisa história e epistemologia das ideias evolutivas. Atuou como professor de Biologia durante 8 anos na Organização Não-Governamental para a Educação Popular (ONGEP). Também foi professor substituto de Biologia e Ciências no Colégio de Aplicação da UFRGS e Professor de Biologia do Estado do Rio Grande do Sul. Desenvolve pesquisas voltadas para a formação de professores e alunos da área biológica, principalmente em relação à contribuição da História e Filosofia da Biologia no contexto de ensino. Seu tema específico de pesquisa tem sido Evolução Biológica e Ensino de Evolução. Foi um dos criadores do projeto de extensão "Curso de Biologia Evolutiva na UFRGS", que oferece formação continuada para professores de Ciências e Biologia. Este projeto deu origem ao livro "Evolução Biológica: da pesquisa ao ensino" (2017), organizado em colaboração com estudantes de pós-graduação da UFRGS e outros pesquisadores.

Downloads

Publicado

2021-03-23

Como Citar

Araújo, L. A. L. (2021). Síntese Moderna da Evolução: uma aproximação filosófica ao conceito de “síntese”. Revista Helius, 3(2, fasc. 3), 1374–1391. Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/199

Edição

Seção

Artigos do Dossiê