A mecânica do desenvolvimento de Roux: a insuficiência da luta pela existência de Darwin

Autores

  • Wilson Antonio Frezzatti Jr. UNIOESTE

Palavras-chave:

Charles Darwin, Desenvolvimento, Luta, Thomas Maltus, Wilhelm Roux

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar os contextos teóricos e as diferenças das noções de luta do naturalista inglês Charles Darwin e do embriologista alemão Wilhelm Roux. Pretendemos também mostrar os efeitos dessas noções, ou seja, quais as questões que elas pretendiam resolver. Nossa investigação centrou-se principalmente nas obras On the Origin of Species (1a edição, 1859) de Darwin e Der Kampf der Theile im Organismus (1a edição, 1881) de Roux. Darwin transpõe a luta malthusiana entre tribos primitivas para a natureza. Por sua vez, Roux desloca a luta darwiniana pela existência entre indivíduos para as menores partes do organismo animal. Enquanto Darwin tencionava explicar a diversidade das espécies, Roux buscava as razões da ontogenia, inclusive do desenvolvimento embrionário. O fator principal de mudança para Roux é a adaptação direta e não a seleção natural de Darwin.

Biografia do Autor

Wilson Antonio Frezzatti Jr. , UNIOESTE

Doutor em Filosofia pela USP (2004). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE): cursos de graduação e mestrado/doutorado em Filosofia. Professor colaborador do mestrado em Filosofia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Publicou os livros: "Nietzsche e psicofisiologia francesa do século XIX","Nietzsche contra Darwin" e "A fisiologia de Nietzsche". Orienta nos seguintes temas: Nietzsche, Metafísica e Conhecimento, Filosofia da Biologia e Mecanicismo. Coordenador do Grupo de Estudos Nietzsche (GEN). Membro do Groupe International de Recherches sur Nietzsche (GIRN), do Grupo Internacional HyperNietzsche e do GT-Nietzsche (ANPOF). Tutor PET-FILOSOFIA da UNIOESTE (2010-2013). Desenvolveu pesquisas pós-doutorais: na França, com o Prof. Patrick Wotling (2009-2010); e na UFSC, com o Prof. Gustavo Caponi (2014-2015).

Downloads

Publicado

2021-03-23

Como Citar

Frezzatti Jr. , W. A. (2021). A mecânica do desenvolvimento de Roux: a insuficiência da luta pela existência de Darwin. Revista Helius, 3(2, fasc. 2), 744–787. Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/200

Edição

Seção

Artigos do Dossiê