A percepção da audição em Demócrito

Autores

  • Marcos Roberto Damásio UFMG

Palavras-chave:

Demócrito, Percepção, Audição, Som

Resumo

Demócrito bebeu nas mais variadas fontes de conhecimento da tradição grega antiga e herdou um conjunto de teses científicas e filosóficas fundamentais, e, a partir delas, o filósofo de Abdera elaborou sua teoria da percepção sensível. O presente trabalho se debruça sobre um aspecto específico da teoria da percepção democrítea mais ampla, qual seja, ο da sensação auditiva (ἀκούειν), isto é, o resultado da relação entre o órgão da audição e o fluxo sonoro, ou seja, o som. Para Teofrasto, principal fonte das teorias da percepção dos filósofos denominados pré-socráticos, o som é formado pelo contato entre o órgão de percepção e o ente percebido e encontra no ar o instrumento necessário para o conhecimento sensível.

Biografia do Autor

Marcos Roberto Damásio, UFMG

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Graduado em filosofia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Campi Cariri, hoje UFCA (Universidade Federal do Cariri). Desenvolve pesquisa em Filosofia Antiga, Grego Clássico e Koinê, Metafísica, Epistemologia, Filosofia Pré-Socrática, Filosofia Helenística, Atomismo, Parmênides, Demócrito, Epicuro e Lucrécio.

Downloads

Publicado

2021-03-23

Como Citar

Damásio, M. R. (2021). A percepção da audição em Demócrito. Revista Helius, 3(2, fasc. 1), 326–347. Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/207

Edição

Seção

Artigos do Dossiê