Os táxons biológicos têm essências?

Autores

  • Jerzy A. Brzozowski UFSC

Palavras-chave:

Essencialismo, Táxons biológicos, Nomenclatura filogenética

Resumo

Segundo uma concepção bastante popularizada na filosofia a partir do trabalho de Saul Kripke, propriedades essenciais seriam aquelas que um indivíduo ou grupo manifesta em todos mundos possíveis nos quais existe. Neste artigo, tento responder à questão de se as definições filogenéticas – um novo modelo para a taxonomia que toma corpo com o Código Internacional de Nomenclatura Filogenética (PhyloCode) – expressam propriedades essenciais dos táxons biológicos. Para tanto, analisarei a proposta de Joseph LaPorte, que argumenta em favor da leitura essencialista das definições tipológicas. Defenderei uma resposta negativa à pergunta do título, a partir de argumentos de uma reconstrução do argumento essencialista realizada por Helen Steward.

Biografia do Autor

Jerzy A. Brzozowski, UFSC

Jerzy A. Brzozowski possui mestrado e doutorado em Filosofia, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Sua tese de doutorado diz respeito à natureza dos nomes próprios teóricos na biologia evolutiva. Entre 2011 e 2018, foi professor adjunto na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim. Em 2018, foi pesquisador visitante na University of Utah. Atualmente, é professor adjunto do Departamento de Filosofia na Universidade Federal de Santa Catarina. Atua sobretudo na área de Filosofia, particularmente em Teoria do Conhecimento, Filosofia da Ciência, Filosofia da Linguagem e Filosofia da Biologia. Tem pesquisado alguns temas da relação entre conhecimento científico e verdades modais.

Downloads

Publicado

2021-03-23

Como Citar

Brzozowski, J. A. (2021). Os táxons biológicos têm essências?. Revista Helius, 3(2, fasc. 1), 171–199. Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/211

Edição

Seção

Artigos do Dossiê