Leibniz e a Biologia: notas introdutórias

Autores

  • William de Siqueira Piauí UFS
  • Marcos Deyvinson Damacena UFS

Palavras-chave:

Leibniz, Biologia, História Natural, Teologia Natural, Máquinas orgânicas

Resumo

Neste artigo, pretendemos retomar alguns pontos que já tratamos em um trabalho anterior que utilizava a história da filosofia e a história da ciência para discutir as ameaças que um determinado tipo de ensino religioso representava para a ciência. Além disso, iremos atentar e aprofundar, desta vez, a visão que Leibniz tinha acerca do que hoje chamamos de Biologia. Para Leibniz, como já mencionamos em artigo anterior, a biologia era identificada como um tipo específico de ciência histórica: a história natural. Mostraremos também como Leibniz não abandona suas teses metafísicas mesmo quando trata de história natural – que já denominamos em outros trabalhos de Teologia Natural. Dito isso, nosso trabalho assumirá a forma de notas introdutórias e estará dividido nos seguintes movimentos, nota I, Fazendo o discurso sobre a vida se tornar mais racional, nota II, História natural e máquinas orgânicas e, nota III, Máquinas orgânicas com identidade moral.

Biografia do Autor

William de Siqueira Piauí, UFS

Possui graduação em Filosofia - FFLCH Universidade de São Paulo (1998), mestrado em Filosofia - FFLCH/USP (2002) e doutorado em Filosofia - FFLCH/USP (2009), Licenciatura em Matemática IME-USP/UNIT (2014). Atualmente é professor efetivo - adjunto 1 da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e pesquisador do Grupo de Estudos Conhecimento e Ciência GE2C (UFS), integra o Grupo de Pesquisa em Estoicismo e Cinismo VIVAVOX (UFS), além de ser membro colaborador do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL-Pt) e ser o lider do Grupo de Estudos de Filosofia da Linguagem da UFS (GEFILUFS). No momento suas principais áreas de interesse são: História da Filosofia Moderna, Filosofia da Linguagem, Linguagens Artificiais, História e Filosofia da Matemática, História e Filosofia da Lógica, História e Filosofia da Ciência. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Moderna, pesquisando principalmente sobre os seguintes autores: Platão, Aristóteles, Euclides, Boécio, Tomás de Aquino, Descartes, Leibniz, Newton, Darwin, Frege, Russell, Wittgenstein, Gödel, Turing, Deluze e Derrida.

Marcos Deyvinson Damacena, UFS

Mestrando em Filosofia no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Sergipe, graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), pesquisador do Grupo de Estudos de Filosofia da Linguagem da UFS (GEFILUFS) e membro do corpo editorial da revista O Manguezal - Revista de Filosofia. Tem experiência nas áreas de Lógica, Filosofia Moderna e Epistemologia moderna. Tem interesse nas áreas de Lógica, Filosofia Moderna e Contemporânea, História da Lógica e Filosofia da Linguagem.

Downloads

Publicado

2021-03-23

Como Citar

Piauí, W. de S., & Damacena, M. D. . (2021). Leibniz e a Biologia: notas introdutórias. Revista Helius, 3(2, fasc. 1), 424–465. Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/212

Edição

Seção

Artigos do Dossiê