O que é Simbiogénese? A vertente marginalizada da abordagem evolutiva

Autores

  • Francisco Carrapiço Universidade de Lisboa (ULisboa)

Palavras-chave:

Simbiogénese, Simbiose, Evolução, Pós-neo-Darwinismo

Resumo

A evolução biológica é tradicionalmente considerada como um processo gradual que consiste essencialmente na seleção natural, conduzida através de variações fenotípicas mínimas que são o resultado de mutações e recombinações genéticas para formar novas espécies. Este é um processo dinâmico que se desenvolve e responde não no sentido de perfeição e progresso, mas no sentido de adaptação a novas condições. No entanto, a evolução não é apenas o resultado de mutações e recombinações genéticas combinadas com a seleção natural. Envolve outros processos, nomeadamente associações simbióticas entre diferentes organismos, o que tem sido secundarizado ou mesmo menosprezado pela abordagem Neodarwinista. A simbiogénese, introduzida em 1909 pelo biólogo russo Constantin Mereschkowsky e definida como a origem de organismos pela combinação ou associação de dois ou mais seres que entram em simbiose, é um mecanismo evolutivo que permite uma ruptura conceptual coerente em relação a ideias evolucionistas do passado, mas simultaneamente constitui e constrói uma nova abordagem evolutiva da vida no nosso planeta. Neste âmbito, a simbiose é o veículo através do qual a aquisição de novos genomas e novas capacidades metabólicas e organismais ocorrem, tornando possível a construção evolutiva dos organismos.

Biografia do Autor

Francisco Carrapiço, Universidade de Lisboa (ULisboa)

PhD in Cell Biology, University of Lisbon, Faculty of Sciences. Professor at University of Lisbon, Faculty of Science, Department of Plant Biology, Centre for Ecology, Evolution and Environmental Changes and Centre for Philosophy of Sciences. Research: Symbiomics - Azolla-Anabaena symbiotic system: NBF, development biology and Azolla management. Plant cell and development biology: light and electron microscopy studies and related techniques. Cell evolution and astrobiology in education. Symbiosis and evolution. Post-darwinian approch to evolution.

Downloads

Publicado

2021-03-23

Como Citar

Carrapiço, F. . (2021). O que é Simbiogénese? A vertente marginalizada da abordagem evolutiva. Revista Helius, 3(2, fasc. 1), 219–246. Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/213

Edição

Seção

Artigos do Dossiê