Uma breve revisão sobre os avanços constitucionais na Biologia Evolutiva: parte I

Autores

  • Rogério Parentoni Martins UFC/UNICAMP
  • Cristiane Xerez Barroso UFC

Palavras-chave:

Programa de Pesquisa, Biologia Evolutiva, Estrutura Constitutiva, Síntese Moderna, Síntese Evolutiva Estendida, Síntese Integrada

Resumo

Construtos (estruturas que formam a estrutura de uma teoria, e.g., conceitos, definições, fatos, modelos, hipóteses) em qualquer ciência evoluem à medida que evidências teóricas e empíricas se sucedem no tempo. Nessa breve revisão, eu abordo a evolução da estrutura construtural ou constitutiva atual da biologia evolutiva, focalizando os avanços conceituais mais importantes sobre os quais se acumularam evidências teóricas e empíricas que ampliaram o entendimento da estrutura científica da biologia evolutiva. Esses avanços se deram por meio da evolução de construtos cunhados no passado, mas que adquiriram papel de relevância para a estrutura da biologia evolutiva atual, por exemplo, epigenética, canalização e assimilação. Outros cunhados mais recentemente, como teoria de redes e genômica, ainda necessitam integrar de forma efetiva a estrutura da biologia evolutiva. O objetivo da parte I desse trabalho é o de apresentar sumariamente os principais eventos e autores responsáveis pela introdução da ideia de evolução na biologia; evidenciar as diferenças entre os modelos kuhniano de revolução científica e lakatosiano de progresso científico cumulativo, concluindo que em biologia evolutiva o progresso conceitual segue o modelo lakatosiano, muito embora o modelo kuhniano tenha tido maior aceitação entre os historiadores de ciência e filósofos da biologia. Finalmente, discuto os avanços conceituais em biologia evolutiva, comparando as quatro sínteses elaboradas a partir de 1930 até os dias atuais.

Biografia do Autor

Rogério Parentoni Martins, UFC/UNICAMP

Graduado e licenciado em História Natural pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974), mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1980) e doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Pós-doutorado no Departamento de Zoologia da Universidade da Florida, Gainesville. Aposentado pela UFMG onde coordenou por 5 anos o programa de pós graduação em Ecologia, Conservação e Manejo de Vida Silvestre. Atualmente é pesquisador-visitante I CNPq no Departamento de Biologia da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. Foi coordenador de área da CAPES e CNPq. Tem experiência na área de Ecologia e Comportamento, com ênfase em Ecologia Teórica, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da ecologia, interdisciplinaridade, biodiversidade, educação, desenvolvimento sustentável e conservação.

Cristiane Xerez Barroso, UFC

Graduou-se Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas e doutora em Ciências Marinhas Tropicais, ambos pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência nas áreas de Zoologia, Ecologia e Biogeografia marinha, com ênfase em Mollusca. 

Downloads

Publicado

2021-03-23

Como Citar

Martins, R. P., & Barroso, C. X. . (2021). Uma breve revisão sobre os avanços constitucionais na Biologia Evolutiva: parte I. Revista Helius, 3(2, fasc. 1), 72–112. Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/219

Edição

Seção

Artigos do Dossiê