O estatuto da matemática na ontologia e na teoria do conhecimento de Spinoza

The status of Mathematics in Spinoza's Ontology and Theory of Knowledge

Autores

  • José Soares das Chagas Universidade Federal do Tocantins
  • Divino Ribeiro Viana Colégio Militar de Brasília

Palavras-chave:

Método, Matemática, Análise, Síntese, Spinoza

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa teórica e bibliográfica que se debruça sobre as questões do método adequado de investigação da realidade a partir da abordagem da passagem do método analítico ao sintético no interior dos escritos de Spinoza. Nas obras de juventude, mais propriamente no Tractatus Intelectus Emendatione (TIE), o filósofo de Amsterdã parte do método analítico e começa pela história das percepções da mente para chegar à compreensão do funcionamento de um primeiro instrumento intelectual gerador de uma primeira ideia verdadeira dada na mente. Já na sua obra magna, Ética, Spinoza se utiliza de um método ainda mais acabado, o sintético, o qual possui caráter dedutivo e parte da ideia de Deus como causa sui. A matemática exerce nesse contexto um papel fundamental de modelo gnosiológico de abordagem sobre a ordem da natureza, sendo responsável por essa clivagem metodológica. Assim, para trabalhar esta questão, faremos uso principalmente do TIE para tratar dos tipos de experiência e do papel que a matemática exerce na passagem do método analítico para o sintético do conhecimento.

Biografia do Autor

José Soares das Chagas, Universidade Federal do Tocantins

É doutor pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho/UNESP com uma tese interdisciplinar (Filosofia-Artes). É mestre em Filosofia pelo Curso de mestrado acadêmico em filosofia (Cmaf) da Universidade Estadual do Ceará - UECE. É bacharel em Filosofia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. É licenciado em Filosofia pela CEUCLAR. Também é bacharel em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza. É Pós-Doutor pelo programa de Pós-graduação em Educação da UFT. É professor adjunto II do Colegiado de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins (UFT/Campus de Palmas). Já lecionou no curso de especialização lato sensu em Ética e Ensino de Filosofia. É professor de Filosofia no curso de Licenciatura em Filosofia, Teatro e Música-EaD. É professor do núcleo do Mestrado Profissional em Filosofia PROF FILO UFT/UFPR.

Divino Ribeiro Viana, Colégio Militar de Brasília

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná-PROFI-FILO, núcleo da Universidade Federal do Tocantins-UFT. Pós-graduado em educação, protagonismo e propósito de vida pela Universidade Católica de Brasília. Pós-graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Tocantins, graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília, graduado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte. Fui professor das disciplinas humanísticas no Centro Universitário Católica do Tocantins, professor de Teoria do Conhecimento no Instituto de Ensino Superior de Filosofia e Teologia Mater Dei. Atualmente, sou professor de filosofia no Colégio Militar de Brasília.

Downloads

Publicado

2022-12-29

Como Citar

Chagas, J. S. das, & Viana, D. R. (2022). O estatuto da matemática na ontologia e na teoria do conhecimento de Spinoza: The status of Mathematics in Spinoza’s Ontology and Theory of Knowledge. Revista Helius, 4(2), 1–24. Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/260

Edição

Seção

Artigos (Varia)