Religando saberes na proposta de novas práticas educativas para a formação do trabalhador do campo

Autores

Resumo

A temática abordada evidencia proposta de pesquisa que elenca a religação dos saberes científicos ensinados em cursos de formação escolar, com aqueles vivenciados no âmbito dos trabalhos exercidos por povos de comunidades tradicionais. Como objetivo, este artigo tem a intenção de descrever possibilidades da interação entre saberes científicos e os tradicionais, provocando reflexões sobre as vivências do mundo do trabalho e suas formas de conhecimentos produzidos e reproduzidos pelo trabalhador do campo. A proposta principal deste artigo versa sobre a valorização da pedagogia progressista e suas potencialidades na educação de comunidades que vivem e sobrevivem do seu trabalho no campo, floresta e águas. A metodologia é de cunho bibliográfico utilizada na abordagem que faz referência as ideias de Morin (2000), Almeida (2012) e Moraes (2006). Também, autores pertinentes ao enriquecimento das análises foram utilizados na construção deste artigo, entre eles: Saviani (1997), Canclini (2000) entre outros. Sendo assim se faz necessário e de suma importância a ligação de saberes, aquele que vem sendo transmitido de gerações a gerações, e aquele saber científico, que se faz necessário na vida de todos.

Biografia do Autor

Valdo Sousa da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Possui graduação em História pela Universidade Federal do Pará, e em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Itararé, com Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Pesquisador do Grupo de Estudos Trabalho, Educação e Sociedade e do Grupo Multidisciplinar de Pesquisas em Educação de Ciências Exatas, Humanas e da Natureza.

Downloads

Publicado

2024-11-07

Como Citar

Sousa da Silva, V. (2024). Religando saberes na proposta de novas práticas educativas para a formação do trabalhador do campo. Revista Helius, 5(1), 101–112. Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/311

Edição

Seção

Artigos do Dossiê