Religando saberes na proposta de novas práticas educativas para a formação do trabalhador do campo
Resumo
A temática abordada evidencia proposta de pesquisa que elenca a religação dos saberes científicos ensinados em cursos de formação escolar, com aqueles vivenciados no âmbito dos trabalhos exercidos por povos de comunidades tradicionais. Como objetivo, este artigo tem a intenção de descrever possibilidades da interação entre saberes científicos e os tradicionais, provocando reflexões sobre as vivências do mundo do trabalho e suas formas de conhecimentos produzidos e reproduzidos pelo trabalhador do campo. A proposta principal deste artigo versa sobre a valorização da pedagogia progressista e suas potencialidades na educação de comunidades que vivem e sobrevivem do seu trabalho no campo, floresta e águas. A metodologia é de cunho bibliográfico utilizada na abordagem que faz referência as ideias de Morin (2000), Almeida (2012) e Moraes (2006). Também, autores pertinentes ao enriquecimento das análises foram utilizados na construção deste artigo, entre eles: Saviani (1997), Canclini (2000) entre outros. Sendo assim se faz necessário e de suma importância a ligação de saberes, aquele que vem sendo transmitido de gerações a gerações, e aquele saber científico, que se faz necessário na vida de todos.Downloads
Publicado
2024-11-07
Como Citar
Sousa da Silva, V. (2024). Religando saberes na proposta de novas práticas educativas para a formação do trabalhador do campo. Revista Helius, 5(1), 101–112. Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/311
Edição
Seção
Artigos do Dossiê
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Helius
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.