Educação e Democracia

Para uma ética das capacidades em Martha Nussbaum

Autores

Palavras-chave:

Socratismo, Nussbaum, Ética, Capacidades

Resumo

Este texto trata de alguns apontamentos em Nussbaum na sua análise conjuntural sobre a educação global e sua relação com a formação de um sujeito ético com plenas capacidades de viver em um modelo de convivência democrático. Para tanto, salienta o papel fundamental da formação que visa, diante das mais variadas formas de produção humana sobre o sentido do mundo, a possibilidade de sermos politicamente viáveis uns em relação aos outros. As artes e as ciências humanas são marcos formadores indispensáveis para a formação dos valores democráticos, bem como de sujeitos que estejam comprometidos com a diversidade das ideias. Assumir o socratismo e implementá-lo, como modo de tornar o debate natural e vivo, consiste n grande desafio de nosso tempo.

Biografia do Autor

Cristiano Bonneau, Universidade Federal da Paraíba

Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba. Possui graduação, especialização, mestrado e doutorado em Filosofia, com Doutorado Sanduíche pela Universidade Paris I- Panthéon Sorbonne. Pesquisador do grupo de pesquisa "Sobre Leibniz e o leibnizianismo" da UFPB, no Centro de Ciências Aplicadas e Educação. Membro da Société d'Études Leibniziennes de Langue Française, da RED Iberoamericana Leibniz, da Associação de Professores e Estudiosos de Filosofia da Paraíba e do GT Leibniz da ANPOF.

Ana Paula Buzetto Bonneau, Universidade de Pernambuco

Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco. Possui Graduação de Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Sujeitos, Docência e Currículo.

Downloads

Publicado

2024-11-07

Como Citar

Bonneau, C., & Buzetto Bonneau, A. P. (2024). Educação e Democracia: Para uma ética das capacidades em Martha Nussbaum . Revista Helius, 5(1), 1–9. Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/313

Edição

Seção

Artigos do Dossiê