Educação e Democracia
Para uma ética das capacidades em Martha Nussbaum
Palavras-chave:
Socratismo, Nussbaum, Ética, CapacidadesResumo
Este texto trata de alguns apontamentos em Nussbaum na sua análise conjuntural sobre a educação global e sua relação com a formação de um sujeito ético com plenas capacidades de viver em um modelo de convivência democrático. Para tanto, salienta o papel fundamental da formação que visa, diante das mais variadas formas de produção humana sobre o sentido do mundo, a possibilidade de sermos politicamente viáveis uns em relação aos outros. As artes e as ciências humanas são marcos formadores indispensáveis para a formação dos valores democráticos, bem como de sujeitos que estejam comprometidos com a diversidade das ideias. Assumir o socratismo e implementá-lo, como modo de tornar o debate natural e vivo, consiste n grande desafio de nosso tempo.Downloads
Publicado
2024-11-07
Como Citar
Bonneau, C., & Buzetto Bonneau, A. P. (2024). Educação e Democracia: Para uma ética das capacidades em Martha Nussbaum . Revista Helius, 5(1), 1–9. Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/313
Edição
Seção
Artigos do Dossiê
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Helius
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.