Protagonismo e autoria

Dialogando com a disciplina 'Projeto de Vida'

Autores

Palavras-chave:

Educação, Projeto de vida, Professores, Psicologia Social do Trabalho, Protagonismo

Resumo

A promulgação da constituição de 1988 colocou a educação como um direito social garantido a todos, além de abrir espaço para discussões, promovendo mudanças significativas nas legislações vigentes, trazendo avanços para o desenvolvimento educacional do país. A educação foi sendo vista e discutida, estando presente em leis, orçamentos, planejamentos, mas sempre apresentando grandes desafios. Em sala de aula, os professores já engajados no fazer educacional encontram desafios constantes, entre eles, a adaptação a novos modelos e novas propostas curriculares que vão sendo apresentadas. A disciplina Projeto de Vida é uma inovação  que vem sendo implementada em escolas de tempo integral e por isso, buscamos investigar os  espaços de autoria e protagonismo juvenil dentro da referida disciplina. A metodologia utilizada foi pesquisa de campo, com objetivo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa. Como instrumento utilizamos questionário e a análise dos dados foi realizada através de análise temática do conteúdo, tendo sua compreensão alicerçada no materialismo histórico. Como conclusão, apontamos que protagonismo e autoria são privilegiados pelos professores dentro da disciplina e que os significados de projeto de vida, bem como as práticas dentro da disciplina, são afetados pelo discurso neoliberal.

Biografia do Autor

Gracymara Mesquita Severiano

Possui Graduação em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Especialização em Atuação estratégica na gestão de pessoas pela Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro, e Mestrado em Psicologia e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará.

Iratan Bezerra de Sabóia, Universidade Federal do Ceará

Professor Substituto da Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Fortaleza, e Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, com Especialização em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Downloads

Publicado

2024-11-07

Como Citar

Mesquita Severiano, G., & Bezerra de Sabóia, I. (2024). Protagonismo e autoria : Dialogando com a disciplina ’Projeto de Vida’. Revista Helius, 5(1), 29–57. Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/316

Edição

Seção

Artigos do Dossiê