Educação & Gênero
Questões para uma sala de aula mais participativa
Palavras-chave:
Gênero, Questões de gênero, Educação, DocênciaResumo
A dificuldade do debate sobre gênero nos espaços públicos de ensino contribui para a reprodução de práticas de discriminação/desigualdade de gênero institucionalizadas. Partindo dessa questão, este trabalho buscou investigar como as relações de gênero atravessam a sala de aula, são interpretadas e trabalhadas pelas (os) docentes do ensino médio da escola pública. Partindo-se dos estudos feministas e queer construiu-se o embasamento teórico para a exploração e análise. A perspectiva metodológica é direcionada pela abordagem qualitativa, de caráter exploratório, conduzida pela ferramenta de Pesquisa Intervenção (PI) e oficinas. Para avaliação dos elementos identificados, foi utilizada a proposta da análise do discurso, tendo ainda o diário de campo como ferramenta de auxílio. Os resultados indicam: que ocorrem diferentes formas de violência de gênero no ambiente escolar, sem estratégias claras de enfretamento dessas questões; fragilidades de ação coletiva no contexto de pandemia de Covid-19; discursos sociais coercitivos contra docentes; confusões de entendimento e conflitos sobre a temática e formas de abordagem em sala de aula. Com este artigo, pretende-se fomentar maiores reflexões, investigações e ações coletivas sobre as relações de gênero na escola e, assim, (re) pensar políticas e processos educativos para todas pessoas que atravessam e são produzidas pelas práticas e espaços de ensino público.Downloads
Publicado
2024-11-07
Como Citar
do Nascimento Mota, J. M., Sousa Ferreira Gomes, R. H., Vieira Sampaio, J., & Reis Calvo Hernandez, A. (2024). Educação & Gênero: Questões para uma sala de aula mais participativa. Revista Helius, 5(1), 10–28. Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/317
Edição
Seção
Artigos do Dossiê
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