Educação & Gênero

Questões para uma sala de aula mais participativa

Autores

Palavras-chave:

Gênero, Questões de gênero, Educação, Docência

Resumo

A dificuldade do debate sobre gênero nos espaços públicos de ensino contribui para a reprodução de práticas de discriminação/desigualdade de gênero institucionalizadas. Partindo dessa questão, este trabalho buscou investigar como as relações de gênero atravessam a sala de aula, são interpretadas e trabalhadas pelas (os) docentes do ensino médio da escola pública. Partindo-se dos estudos feministas e queer construiu-se o embasamento teórico para a exploração e análise. A perspectiva metodológica é direcionada pela abordagem qualitativa, de caráter exploratório, conduzida pela ferramenta de Pesquisa Intervenção (PI) e oficinas. Para avaliação dos elementos identificados, foi utilizada a proposta da análise do discurso, tendo ainda o diário de campo como ferramenta de auxílio. Os resultados indicam: que ocorrem diferentes formas de violência de gênero no ambiente escolar, sem estratégias claras de enfretamento dessas questões; fragilidades de ação coletiva no contexto de pandemia de Covid-19; discursos sociais coercitivos contra docentes; confusões de entendimento e conflitos sobre a temática e formas de abordagem em sala de aula. Com este artigo, pretende-se fomentar maiores reflexões, investigações e ações coletivas sobre as relações de gênero na escola e, assim, (re) pensar políticas e processos educativos para todas pessoas que atravessam e são produzidas pelas práticas e espaços de ensino público.

Biografia do Autor

Juliana Maria do Nascimento Mota, Universidade Federal do Ceará

Professora Substituta da Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral. Possui graduação e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, e Especializações em Psicologia Educacional, pela Faculdade de Quixeramobim, e em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Rita Helena Sousa Ferreira Gomes, Universidade Federal do Ceará

Professora Titular da Universidade Federal do Ceará, Campus Sobral. Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará, Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, desfrutando de bolsa PDEE na Université du Quebec à Montréal, e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais. É membra do grupo de pesquisa PESQUISAMUS (Brasil) e faz parte do núcleo de sustentação do GT Hobbes da ANPOF. 

Juliana Vieira Sampaio, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Colaboradora da Universidade Federal do Minas Gerais. Possui graduação e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco, e Especialização em Saúde Pública, pela Escola de Saúde Pública do Ceará. Pesquisadora do Grupo de Trabalho (GT) “Subjetividade Contemporânea” da ANPEPP.

Aline Reis Calvo Hernandez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Psicologia e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Doutora em Psicologia Social e Metodologia pela Universidad Autônoma de Madrid. Líder do grupo de pesquisa Psicologia Política, Educação, Histórias e Memórias do Presente POLEMHIS (CNPq), vice-líder do grupo de pesquisa ObservaCampos Observatório de Políticas e Ambiente (CNPq). Membro do GT Metabolismo social, justiça ambiental da CLACSO.

Downloads

Publicado

2024-11-07

Como Citar

do Nascimento Mota, J. M., Sousa Ferreira Gomes, R. H., Vieira Sampaio, J., & Reis Calvo Hernandez, A. (2024). Educação & Gênero: Questões para uma sala de aula mais participativa. Revista Helius, 5(1), 10–28. Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/317

Edição

Seção

Artigos do Dossiê