Filosofia para crianças
Questões introdutórias
Palavras-chave:
Filosofia para Crianças, Infância, Ensino de FilosofiaResumo
O estudo da filosofia em sua grande parte é destinada a jovens e adultos, dentro das modalidades de ensino que existem no Brasil, o primeiro contato dos estudantes é no ensino médio, depois passamos a ter contato novamente dentro das universidades dependendo do curso de graduação escolhido. Mas e se não fosse desta forma? O conceito de filosofia para crianças ficou mundialmente conhecido pelo programa de filosofia para crianças do professor e filosofo norte-americano Matthew Lipman (1994), que observou a necessidade de se construir um pensamento crítico logo na infância e desenvolveu práticas pedagógicas para a filosofia com crianças. O presente artigo reflete sobre a aplicação de sequências didáticas para o ensino de filosofia para crianças a partir do programa de Mathew Lipman com adaptações para a realidade brasileira de educação. Demonstra-se que a filosofia para crianças tem inúmeros benefícios aplicados a Educação Básica – em especial no Ensino Fundamental –, pois neste momento as crianças apresentam uma curiosidade natural e por isso tendem a se encantar pelo mundo, fazendo questionamentos relevantes e tornando -se assim cidadãos críticos de sua realidade.Downloads
Publicado
2024-11-07
Como Citar
Freire Brazil, V. T., & Linhares de Miranda, L. (2024). Filosofia para crianças: Questões introdutórias. Revista Helius, 5(1), 73–90. Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/318
Edição
Seção
Artigos do Dossiê
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Helius
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.