Filosofar com ludicidade

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Mathew Lipman, Ludicidade, Jogo didático, Encantamento

Resumo

Este artigo busca compreender o encantamento filosófico, através de aulas que movimentem o pensar por meio da criação como limiar capaz de fazer filosofia e o ensinar filosofia utilizando do lúdico. Partindo do desenvolvimento da confiança e da criatividade que brota ainda na infância, essa pesquisa tem como aporte a proposta existente no programa de Filosofia para Crianças (FpC), de Mathew Lipman, enfatizando que é possível realizar uma filosofia voltada para infância, e estimular o pensar. Para corroborar com este artigo outros teóricos atuais foram essenciais, comprovando a sustentação de que é possível esse movimento do filosofar ainda na infância, seja com ou para criança.

Biografia do Autor

Simone Gomes Gonçalves, Universidade Federal de Campina Grande

Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual da Paraíba, Especialização em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual da Paraíba e Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Campina Grande (PROF-FILOSOFIA).

Downloads

Publicado

2024-11-07

Como Citar

Gomes Gonçalves, S. (2024). Filosofar com ludicidade. Revista Helius, 5(1), 91–100. Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/321

Edição

Seção

Artigos do Dossiê