Racionalidade técnica, divisão do trabalho e educação unilateral

Considerações a partir de Marx

Autores

  • Cristiane Alves Pereira Damasceno Instituto Federal do Pará
  • Renato Almeida de Oliveira Universidade Estadual Vale do Acaraú

Palavras-chave:

O capital, Divisão do trabalho, Educação omnilateral, Educação unilateral

Resumo

Nosso objetivo é analisar a divisão do trabalho e os efeitos imediatos da produção mecanizada sobre o trabalhador, à luz de Karl Marx e demais autores com posicionamento teórico marxista, cujas contribuições pertinentes possibilitam a compreensão sobre a relação antagônica entre a classe burguesa, economicamente predominante, e a classe trabalhadora, que tem apenas a força de trabalho como único bem de troca para manutenção de sua sobrevivência, pesquisa-se sobre, reflexões marxistas enquanto aporte teórico para pensar o ensino de filosofia no contexto da educação.

Biografia do Autor

Cristiane Alves Pereira Damasceno, Instituto Federal do Pará

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Possui Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Pará, Especialização Psicopedagogia Educaional pela Universidade Estadual do Pará, e Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (PROF-FILOSOFIA).  

Renato Almeida de Oliveira, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Professor Adjunto da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Possui Graduação, Mestrado e e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Teoria Política e Social. É membro de Grupo de Pesquisa em Filosofia da Religião, do Grupo de Estudos Marxistas e do GT Ética e Cidadania da ANPOF.

Downloads

Publicado

2024-11-07

Como Citar

Alves Pereira Damasceno, C., & Almeida de Oliveira, R. (2024). Racionalidade técnica, divisão do trabalho e educação unilateral: Considerações a partir de Marx. Revista Helius, 5(1), 58–72. Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/336

Edição

Seção

Artigos do Dossiê