Educando para a razão de si e ensino de filosofia

Uma perspectiva hegeliana

Autores

  • Helder Francisco Bezerra de Barros SEE-PE

Resumo

O presente artigo visa contribuir com a reflexão acerca da educação e do ensino de filosofia tendo como base o estudo do filósofo Friedrich Hegel. Busca-se apresentar uma visão da perspectiva hegeliana de educação, da formação do homem para a vida e do ensino de filosofia mediante o contexto histórico do filósofo, elencando os desafios atuais de ensinar filosofia. Assim, procura-se analisar as contribuições de Hegel para a compreensão de educação contemporânea, bem como, suas contribuições para a pesquisa do ensino de filosofia e o engajamento do educador/educando no movimento filosófico de ensinar/aprender, em seus paradigmas e rupturas e no compromisso do ensino de filosofia com o tempo presente e o mundo futuro.

Downloads

Publicado

2025-05-12

Como Citar

Bezerra de Barros, H. F. (2025). Educando para a razão de si e ensino de filosofia: Uma perspectiva hegeliana. Revista Helius, 5(2), p. 83–92. Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/337

Edição

Seção

Artigos (Varia)