CARTAS FILOSÓFICAS EM SALA DE AULA
UMA EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Aristóteles, Epicuro, cartas filosóficas, felicidade, amizadeResumo
O presente artigo visa discutir uma experiência filosófica feita em sala de aula com alunos do Ensino Médio, onde eles propuseram-se escrever cartas a partir de textos de filósofos antigos, a saber: Aristóteles que discute em seu livro Ética a Nicômaco a questão da verdadeira amizade, assim como Epicuro que em sua carta a Meneceu discute a questão da verdadeira felicidade. O contato com o texto dos filósofos proporcionou um estudo de leitura, interpretação e aprendizagem a partir de conceitos filosóficos, tais como eudaimonia, prazeres, amizade, justiça, morte, dentre outros, assim como, proporcionou aos alunos refletirem sobre a própria existência a partir do momento que foram instigados a escreverem cartas para seus colegas de sala. Assim, a filosofia não ficou estática em sua história mas ganhou vivacidade a partir do momento que os alunos colocaram a mão na massa, ao produzirem as cartas filosóficas.Downloads
Publicado
2025-11-28
Como Citar
de Moura Borges, R. (2025). CARTAS FILOSÓFICAS EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO. Revista Helius, 6(1). Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/348
Edição
Seção
Artigos do Dossiê
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Helius

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.



