A ESPERANÇA COMO NECESSIDADE ONTOLÓGICA DO EDUCADOR

NOTAS FILOSÓFICAS SOBRE PAULO FREIRE

Autores

  • Erison de Sousa Silva SEDUC-CE

Palavras-chave:

Esperança, Ontologia, Paulo Freire

Resumo

A Esperança é fundamental para o processo de transformação da sociedade, de acordo com o pensamento de Paulo Freire, que atuando nas relações concretas, as modifica através de um projeto: um sonho. Seguindo à esteira deste pensamento, Paulo Freire a entende como necessidade ontológica fundamental para a mudança da sociedade e o educador atua como mediador desse processo. Diante desses pressupostos teóricos, o presente trabalho objetiva analisar o motivo da Esperança ser uma necessidade ontológica para o educador. É neste sentido que há a necessidade de retomar os pressupostos filosóficos que definem essas duas categorias, se utilizando principalmente da leitura de Tomás de Aquino, autor que não é estranho à Paulo Freire e que debate de modo qualificado e filosófico os conceitos. Diante disso, há alguns questionamentos que podem ser feitos: 1. Como a Esperança, enquanto conceito da tradição filosófica, se relaciona com uma pedagogia engajada como a freiriana? 2. Por que Paulo Freire se utiliza do termo ontologia para debater sobre sua pedagogia? Para responder estes questionamentos um referencial teórico se faz necessário, diante disso será utilizada as obras Pedagogia da Esperança e Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire, a IIaIIae da Suma teológica de Tomás de Aquino e a obra Tomás de Aquino e Paulo Freire de Carlos Josaphat. Seguindo o caminho apontado e com o auxílio da bibliografia determinada, o escopo do trabalho será alcançado.

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Publicado

2025-11-28

Como Citar

de Sousa Silva, E. (2025). A ESPERANÇA COMO NECESSIDADE ONTOLÓGICA DO EDUCADOR: NOTAS FILOSÓFICAS SOBRE PAULO FREIRE. Revista Helius, 6(1). Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/350

Edição

Seção

Artigos do Dossiê