REFLEXÕES E PRÁTICAS PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA

Autores

  • Gabriela Massarra Santos Heine Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Educação, Cuidado de si, Transformação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as potencialidades educacionais presentes nas reflexões dos escritos de Nietzsche a respeito do silêncio, o voltar a si mesmo e a importância de observar o “eu” (Ich) em relação ao “si mesmo” (Selbst), relacionando ao pensamento de Foucault sobre as relações do sujeito com as práticas consigo mesmo. Nietzsche enfatiza a importância de os mestres cuidarem de si antes de guiar outras pessoas e para ele a escrita não deve ter como objetivo melhorar a humanidade, mas permitir autonomia crítica ao indivíduo. Foucault, por sua vez, aborda as relações entre poder/saber e subjetividade, considerando a problemática do cuidado de si. Tomamos como base deste trabalho a figura do mestre e os desdobramentos na filosofia de ambos os filósofos enquanto potência criativa que permite fazer uma investigação sobre como fazemos e pensamos a educação.

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Publicado

2025-11-28

Como Citar

Massarra Santos Heine, G. (2025). REFLEXÕES E PRÁTICAS PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA. Revista Helius, 6(1). Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/356

Edição

Seção

Artigos do Dossiê