PARA ALÉM DO NEGACIONISMO E DO CIENTIFICISMO

O PAPEL DAEDUCAÇÃO INTERCULTURAL-CRÍTICA NA CONSTRUÇÃO DE UMA CIÊNCIA ASSENTE EM UMA RACIONALIDADE AMPLA E INCLUSIVA

Autores

  • Carolina Alves d' Almeida UFF/FAETEC-RJ

Palavras-chave:

Negacionismo. Cientificismo. Ditadura Civil-Militar.

Resumo

O contexto de confusão epistêmica, provocado pela extrema-direita nos últimos anos, gerou uma polaridade que assombra o sistema educacional brasileiro, confundindo professores de filosofia no desafio da formação crítica e reflexiva dos estudantes. Ou uma ciência neutra, objetiva, hegemônica e universalizante, de base eurocêntrica e etnocêntrica, ou um negacionismo científico disfarçado de oportunismo relativista, onde tudo é verdade e qualquer narrativa é válida; ambos acríticos. Como questionar a soberania da epistemologiamodernaocidentale a instrumentalização da ciência e da razão pelo poder colonial/imperial/capitalista, sob a ameaça do negacionismo científico e revisionismo ideológico? Diante deste dilema, o presente artigo aponta para a importância das epistemologias alternativas do Sul Global e do pensamento crítico latino-americano, nem negacionistas e nem cientificistas, frente às epistemologias, metodologias e pedagogias coloniais, imperialistas e eurocêntricas.

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Publicado

2025-11-28

Como Citar

Alves d’ Almeida, C. (2025). PARA ALÉM DO NEGACIONISMO E DO CIENTIFICISMO: O PAPEL DAEDUCAÇÃO INTERCULTURAL-CRÍTICA NA CONSTRUÇÃO DE UMA CIÊNCIA ASSENTE EM UMA RACIONALIDADE AMPLA E INCLUSIVA. Revista Helius, 6(1). Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/357

Edição

Seção

Artigos do Dossiê