ENSAIO SOBRE AS RAZÕES DA “MISÉRIA” DO ENSINO DE FILOSOFIA

Autores

  • Antonio Francisco Lopes Dias Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Palavras-chave:

Ensino. Ensino de Filosofia. Filosofar. Educação para o não-pensar.

Resumo

O Ensaio tematiza as razões da “miséria do Ensino de Filosofia”. Tais razões baseiam-se na minha experiência como estudante e professor de Filosofia, no Brasil. São elas: o modelo educativo escolar que: gera a Educação para o não-pensar (1), “castra” a atitude filosófica na criança (2) e endeusa o cientificismo, o tecnicismo, o pragmatismo, que seriam úteis à sociedade da lógica e poder do Capital (3). Este, para se manter como poder onímodo, omite-se ou legisla para desamparar o ensino de Filosofia (4). O ensino de Filosofar e o filosofar no Brasil, ademais, sofrem com a reverência às idéias dos “grandes” filósofos da tradição (5). Essa situação contribui para a má-formação nos cursos de licenciatura em Filosofia, onde os graduandos são ensinados a reverenciar e não aprendem a ensinar Filosofia e a filosofar (6). Enfim, todas essas razões causam o desencontro de realidades: professores de Filosofia que ensinam mal, estudantes que quase não aprendem (7).

Biografia do Autor

Antonio Francisco Lopes Dias, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Doutorando em Educação (Filosofia da Educação na UFPel. Mestre em Filosofia pela UFC. Graduado e Especialsita em Filosofia pela UFPI. Professor de Filosofia na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), lotado na Coordenação de Pedagogia.

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Publicado

2025-11-28

Como Citar

Lopes Dias, A. F. (2025). ENSAIO SOBRE AS RAZÕES DA “MISÉRIA” DO ENSINO DE FILOSOFIA. Revista Helius, 6(1). Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/358

Edição

Seção

Artigos do Dossiê