A LGBT+FOBIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS LOCALIZADAS EM FORTALEZA E AS ATUAIS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A DIVERSIDADE

Autores

Palavras-chave:

LGBT fobia, Políticas públicas, Diversidade

Resumo

Nesse estudo, investigamos a reprodução da LGBT+fobia nas Escolas Estaduais da cidade de Fortaleza/CEe as políticas públicas para a diversidade na educação, com o objetivo de entender o porquê de ainda existir LGBT+fobia hoje em nossa sociedade neoliberal e na escola. Para tanto, procuramos entender se existe a “ideologia de gênero” e se, em nome de combatê-la, avança a LGBT+fobia nas escolas; as políticas públicas no Ceará de combate à LGBT+fobia na escola; se existe política de formação de professores(as), voltada para combater a LGBT+fobia. A pesquisa foi realizada mediante a aplicação de um questionário pelo Formulário Google, sendo seus dados interpretados do ponto de vista marxista. Seus resultados alertam para a necessidade de políticas públicas mais eficazes, de uma organização maior de LGBT+ nas escolas, sendo preciso uma formação permanente de professores(as) e da comunidade escolar.

Biografia do Autor

Silvio Roberto Araújo Giffoni, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui graduação em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2006) e graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1995), Pós-Graduação em Teoria e Metodologia da História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2009). É professor de história - Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (EEEP José de Barcelos) e professor da EJA do município de Fortaleza. Tem experiência na área de História, Geografia e Religião, com ênfase em História. Mestre em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (MASS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Cristiane Maria Marinho, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui graduação em Filosofia pela FAFIFOR - FACULDADE DE FILOSOFIA DE FORTALEZA (1983), Especialização em Economia Política pela UECE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (1995), Mestrado em Filosofia pela UFPB/UFMG - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA / UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (2000), Doutorado em Educação pela UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (2008), Doutorado em Filosofia pela UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (2020),Pós-doutorado em Filosofia da Educação pela UNICAMP - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (2011). Atualmente é Professora Emérita da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ e Professora de Filosofia vinculada ao Mestrado Acadêmico em Serviço Social - MASS. - Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, sujeito, sociedade, poesia, política, história, marxismo, objetividade e conhecimento, História da filosofia no Brasil, pós-modernidade, Filosofia da Educação, Serviço Social, Gênero, Foucault, Deleuze e Filosofia da Diferença.

Tibério Lima Oliveira, Universidade de Brasília - UNB

Professor Adjunto do Departamento de Serviço Social (SER), da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Política Social pelo Programa de Pós-graduação em Política Social (PPGPS) pela Universidade de Brasília (UnB) em 2022, Mestre em Serviço Social (PPGSS) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 2016 e Bacharel em Serviço Social pela mesma universidade em 2014. No âmbito acadêmico, já desenvolveu atividades como docente em diferentes instituições brasileiras, sendo parte do corpo docente da UFRN de 2016 a 2018; da UERN de 2019 a 2021; UnB de 2022 a 2023. No campo acadêmico concentra-se em atividades de pesquisa e extensões, destacando-se nas áreas de direitos humanos, sexualidade, gênero, política social e serviços sociais. Ao longo de sua trajetória, participou como pesquisador do Grupo de Pesquisa Trabalho, Ética e Direitos (GEPTED/UFRN) e do Núcleo de Estudos da Mulher (NEM-UERN). Atualmente, integra como pesquisador o Grupo de Estudos e Pesquisa Gênero, Política Social e Serviços Sociais (GENPOSS/UnB). 

Downloads

Publicado

2025-11-28

Como Citar

Giffoni, S. R. A., Marinho, C. M., Oliveira, T. L., & Jacinto Junior, S. G. (2025). A LGBT+FOBIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS LOCALIZADAS EM FORTALEZA E AS ATUAIS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A DIVERSIDADE. Revista Helius, 6(1). Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/359

Edição

Seção

Artigos do Dossiê