CONSIDERAÇÕES SOBRE A PEDAGOGIA DE KANT: UMA EDUCAÇÃO PARA A AUTONOMIA

Autores

  • Filicio Mulinari Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo

A educação é para Immauel Kant (1724-1804) tanto atividade cotidiana (prática pedagógica) como também um objeto de reflexão filosófica, principalmente quanto entendida enquanto auxiliadora na formação do indivíduo moral. Nesse sentido, ao se partir do pressuposto kantiano de que o homem não nasce moral, mas torna-se moral, tem-se a hipótese de que a educação para Kant seria responsável por ajudar a formação moral do indivíduo, formação esta fundamentada principalmente na possibilidade de aquisição da autonomia por parte do sujeito. Assim sendo, a questão que se põe é: como pode a educação, tomada aqui enquanto prática pedagógica, ajudar o indivíduo a alcançar a autonomia e, assim, formar indivíduos moralmente corretos?  Desse modo, tendo como fundamento os escritos kantianos, o presente artigo tem como objetivo analisar o modo como Kant entende a relação entre educação, moralidade e autonomia para, ao fim, fundamentar uma prática filosófico pedagógica baseada na formação de indivíduos moral.

Biografia do Autor

Filicio Mulinari, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Filosofia pelo Programa de Pós Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com bolsa da CAPES. Faz parte do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem (UFES), com pesquisa na linha de Ontologia e Linguagem. Especialista em Educação. Possui graduação em Filosofia pela UFES (2011). Tem experiência e interesse na área de Filosofia da Linguagem e Filosofia da Educação.

Downloads

Publicado

2014-02-06

Como Citar

Mulinari, F. (2014). CONSIDERAÇÕES SOBRE A PEDAGOGIA DE KANT: UMA EDUCAÇÃO PARA A AUTONOMIA. Revista Helius, 1(1). Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/36

Edição

Seção

Artigos (Varia)