A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA CULTURAL NA PERSPECTIVA DE THEODOR ADORNO

Autores

  • Ermínio de Sousa Nascimento Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Elias Gonçalves Rodrigues UVA

Palavras-chave:

Industria cultural, Educação, Sociedade capitalista, Barbárie

Resumo

A educação, no contexto globalizado, é uma ferramenta para a formação de indivíduos adaptados aos interesses do capitalismo. No entanto, essa educação também é concebida como possibilidade de resistência ao que diminui a autonomia das pessoas na sociedade. A denúncia recai sobre o modelo educacional predominante, que, em vez de buscar a emancipação do indivíduo, o manipula sem uma reflexão crítica. O uso dos meios de comunicação de massa exemplifica bem os modus operandi do sistema capitalista para manter os status quo da sociedade burguesa. Nesse contexto, que “tipo” de educação é viável para formar pessoas para se contrapor aos mecanismos de dominação da sociedade vigente? Tal educação não pode se limita apenas a adaptar os indivíduos ao mundo. Ela precisa valorizar a autorreflexão para potencializar a resistência contra as estratégias do capitalismo que converte a cultura em semicultura e a formação em semiformação. A “Indústria Cultural” é um dispositivo que promove a massificação das pessoas por meio da padronização do comportamento e pela produção em série de artefatos e pelo entretenimento.

Biografia do Autor

Elias Gonçalves Rodrigues, UVA

Graduado em Filosofia pela UVA. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Ensino de Filosofia – UVA/CNPq. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: sociedade, conhecimento, prática, educação e filosofia.

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Publicado

2025-11-28

Como Citar

de Sousa Nascimento, E. . ., & Rodrigues, E. G. (2025). A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA CULTURAL NA PERSPECTIVA DE THEODOR ADORNO. Revista Helius, 6(1). Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/372

Edição

Seção

Artigos do Dossiê