PROJETO “FILOSOFIA E LITERATURA”

A ESCOLA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E REFLEXÃO INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Francisco José Assunção da Silva SEDUC-CE
  • Rita de Cássia Santos Bittencourt

Resumo

O presente artigo tem em vista trazer a reflexão sobre a experiência do projeto de extensão universitária “Literatura e Filosofia”, do curso de Filosofia do Campus Goiás da UFG, em parceria com o Coletivo Feminista GSEX (Grupo de Estudos, Pesquisa, Extensão e Cultura: Gênero, Direitos e Sexualidade) e com o NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) sob a coordenação da Profa. Dra. Ana Gabriela Colantoni e os membros do Grupo de Estudos Sartre da UECE (GESUECE). O projeto realizou-se na Escola de Ensino Médio de Tempo Integral da Rede Estadual do Ceará, na cidade de Fortaleza, na turma de segundo ano do Ensino Médio e consistiu na análise filosófica a obra literária A Confissão da Leoa (2008). A análise tinha em vista construir junto ao corpo discente algumas chaves de leituras que levassem a reflexões filosóficas suscitadas na obra no campo das relações de gênero, economia e perspectiva social. A premissa teórico-metodológica do projeto é a de se pensar a relação entre filosofia e literatura no campo do ensino e uma possibilidade de ampliação de repertório cultural e de formação aos estudantes do Ensino Médio. Para realização deste trabalho, adotou-se como metodologia, além do uso de ferramentas convencionais, como a leitura de texto e a realização de aulas expositivas, o uso de ferramentas digitais de multimídia, tais como a realização de lives e a utilização de mecanismos eletrônicos na mesma no sentido de facilitar a troca de informações e ampliar o alcance das discussões.

Biografia do Autor

Francisco José Assunção da Silva, SEDUC-CE

Graduado e mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará UECE com ênfase em Filosofia Social e Política, Ética, Teoria do Conhecimento e Metodologia Filosófica. Membro do Grupo de Pesquisa Walter Benjamin e a Filosofia Contemporânea desde 2007. Docente da Rede Estadual do Ceará – SEDUC-CE.

Rita de Cássia Santos Bittencourt

Mestra em Filosofia pelo PPGFil/UECE. Dedica-se à pesquisa em Filosofia Contemporânea, com ênfase nas áreas de Ética, Subjetividade, Estética e Engajamento Social, tendo como foco principal o pensamento dos filósofos existencialistas franceses Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir. Integra o Grupo de Estudos Sartre (UECE) desde 2010, o Grupo de Pesquisa Sartriano (UERJ) desde 2022 e o GT de Filosofia Francesa (ANPOF), desde 2019. Editora-assistente da Revista Acadêmica Conatus (Qualis B2), parecerista das Revistas Acadêmicas Occursus (Qualis B3) e Polymatheia (Qualis B1), ambas vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UECE.

Downloads

Publicado

2025-11-28

Como Citar

Silva, F. J. A. da, & Bittencourt, R. de C. S. (2025). PROJETO “FILOSOFIA E LITERATURA”: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E REFLEXÃO INTERDISCIPLINAR. Revista Helius, 6(1). Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/373

Edição

Seção

Artigos do Dossiê