PROJETO “FILOSOFIA E LITERATURA”
A ESCOLA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E REFLEXÃO INTERDISCIPLINAR
Resumo
O presente artigo tem em vista trazer a reflexão sobre a experiência do projeto de extensão universitária “Literatura e Filosofia”, do curso de Filosofia do Campus Goiás da UFG, em parceria com o Coletivo Feminista GSEX (Grupo de Estudos, Pesquisa, Extensão e Cultura: Gênero, Direitos e Sexualidade) e com o NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) sob a coordenação da Profa. Dra. Ana Gabriela Colantoni e os membros do Grupo de Estudos Sartre da UECE (GESUECE). O projeto realizou-se na Escola de Ensino Médio de Tempo Integral da Rede Estadual do Ceará, na cidade de Fortaleza, na turma de segundo ano do Ensino Médio e consistiu na análise filosófica a obra literária A Confissão da Leoa (2008). A análise tinha em vista construir junto ao corpo discente algumas chaves de leituras que levassem a reflexões filosóficas suscitadas na obra no campo das relações de gênero, economia e perspectiva social. A premissa teórico-metodológica do projeto é a de se pensar a relação entre filosofia e literatura no campo do ensino e uma possibilidade de ampliação de repertório cultural e de formação aos estudantes do Ensino Médio. Para realização deste trabalho, adotou-se como metodologia, além do uso de ferramentas convencionais, como a leitura de texto e a realização de aulas expositivas, o uso de ferramentas digitais de multimídia, tais como a realização de lives e a utilização de mecanismos eletrônicos na mesma no sentido de facilitar a troca de informações e ampliar o alcance das discussões.Downloads
Publicado
2025-11-28
Como Citar
Silva, F. J. A. da, & Bittencourt, R. de C. S. (2025). PROJETO “FILOSOFIA E LITERATURA”: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E REFLEXÃO INTERDISCIPLINAR. Revista Helius, 6(1). Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/373
Edição
Seção
Artigos do Dossiê
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Helius

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.



