NOVOS ATLAS ANATÔMICOS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DO CORPO QUE DANÇA
DISSECAÇÃO SOBRE AS RELAÇÕES DE PODER EM UMA SALA DE AULA
Palavras-chave:
Anatomia, Dança contemporânea, Educação somática, BiopoderResumo
A pesquisa pressupõe que o ensino aprendizagem das estruturas do corpo convencionado à disciplina da Anatomia Humana evidencia mecanismos de poder e regimes de verdades entre o visível e o dizível do corpo. O Atlas, enquanto dispositivo de poder que padroniza e disciplina corpos, não daria conta da porção inventiva de um corpo em formação em dança contemporânea. Por sua vez, os métodos da Educação Somática vêm operando uma nova dissecação pela experiência das estruturas do corpo, possibilitando a emergência de novas narrativas corporais do/no movimento. Um possível percurso criativo de resistência se instaura na microfísica das interrelações de poder, advindo, desta vez, da potência viva de um corpo que move e pensa. O estudo opera sobre as ideias de relações de poder de Michel Foucault e a análise crítica dos modos do ensino da Anatomia Humana preconizados na área da saúde e importados tais quais para o ensino na área de artes.Downloads
Publicado
2025-11-28
Como Citar
Silva, M. L. P. da. (2025). NOVOS ATLAS ANATÔMICOS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DO CORPO QUE DANÇA: DISSECAÇÃO SOBRE AS RELAÇÕES DE PODER EM UMA SALA DE AULA. Revista Helius, 6(1). Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/374
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Artigos do Dossiê
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