NOVOS ATLAS ANATÔMICOS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DO CORPO QUE DANÇA

DISSECAÇÃO SOBRE AS RELAÇÕES DE PODER EM UMA SALA DE AULA

Autores

  • Marise Léo Pestana da Silva Porto Iracema das Artes

Palavras-chave:

Anatomia, Dança contemporânea, Educação somática, Biopoder

Resumo

A pesquisa pressupõe que o ensino aprendizagem das estruturas do corpo convencionado à disciplina da Anatomia Humana evidencia mecanismos de poder e regimes de verdades entre o visível e o dizível do corpo. O Atlas, enquanto dispositivo de poder que padroniza e disciplina corpos, não daria conta da porção inventiva de um corpo em formação em dança contemporânea. Por sua vez, os métodos da Educação Somática vêm operando uma nova dissecação pela experiência das estruturas do corpo, possibilitando a emergência de novas narrativas corporais do/no movimento. Um possível percurso criativo de resistência se instaura na microfísica das interrelações de poder, advindo, desta vez, da potência viva de um corpo que move e pensa. O estudo opera sobre as ideias de relações de poder de Michel Foucault e a análise crítica dos modos do ensino da Anatomia Humana preconizados na área da saúde e importados tais quais para o ensino na área de artes.

Biografia do Autor

Marise Léo Pestana da Silva, Porto Iracema das Artes

Artista da dança (Cia Andanças, Porto Iracema das Artes, Dilma Schimtt, Madiana Romcy,Cia à Fleur de Peau) e teatro (Bacharelado em Artes Cênicas na UNIRIO-RJ, Conservatoire dArt Dramatique em Saint Germain-en-Laye, França). Mestra em Artes pelo Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA-UFC), especialista em Fisiologia do Exercício, Atividade Física, Nutrição e Saúde (UNIFOR-CE) e licenciada em Educação Física (UNIFOR-CE). Professora do Curso Técnico de Dança do Porto Iracema das Artes, Centro Cultural Bom Jardim e Colaboratório de Artes Circenses de Fortaleza/CE. Possui formação em diversas práticas corporais: Educação Somática (Silvia Soter), Mat Pilates (Karine Cid, Marcia Santiago), Yoga (Pedro Kupfer), Gyrotonic e Gyrokinesis (Rita Renha), Dança Contemporânea e Contato-improvisação (Cia A Fleur de Peau - Paris\França, Estúdio Nova Dança -SP).

Downloads

Publicado

2025-11-28

Como Citar

Silva, M. L. P. da. (2025). NOVOS ATLAS ANATÔMICOS PARA O ENSINO APRENDIZAGEM DO CORPO QUE DANÇA: DISSECAÇÃO SOBRE AS RELAÇÕES DE PODER EM UMA SALA DE AULA. Revista Helius, 6(1). Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/374

Edição

Seção

Artigos do Dossiê