EDUCAÇÃO, ESTÉTICA E FORMAÇÃO
UMA POSSIBILIDADE?
Palavras-chave:
Educação, Estética, FormaçãoResumo
A proposta discursiva deste texto baseia-se na intenção de correlacionar educação e estética, com vistas a compreender a educação como práxis social e a estética como eixo filosófico que estuda questões relacionadas à arte, à beleza, à sensibilidade e à imaginação. Trata-se de explorar a proximidade entre educação e cultura como possibilidade de aliar estética e educação. Em nossos esforços, levantamos dois autores: Jean-Paul Sartre (1905-1980) e Mikel Dufrenne (1910-1995), a fim de confrontar suas ideias, o que nos levou a supor que o estudo estético envolve sistematicamente a compreensão do ser humano e a sua condição existencial, a sua educação, a sua cultura, bem como as suas formas de expressão e criação artística. Nossas reflexões revelaram-se fecundas, mesmo que embrionárias, ao verificar na experiência estética uma possibilidade de ressignificação sobre o caráter formativo da arte.Downloads
Publicado
2025-11-28
Como Citar
Manso, G. B. V., & Almeida, L. B. de. (2025). EDUCAÇÃO, ESTÉTICA E FORMAÇÃO: UMA POSSIBILIDADE?. Revista Helius, 6(1). Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/375
Edição
Seção
Artigos do Dossiê
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Helius

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.



