MATEMÁTICAS

EXERCÍCIOS CARTOGRÁFICO DECOLONIAIS

Autores

  • Isis Maria de Paula Oliveira
  • Michela Tuchapesk da Silva USP

Palavras-chave:

Aprender, Cartografia, Cognição

Resumo

O presente artigo movimenta os conceitos da filosofia da diferença em um ensaio decolonial que tensiona a matemática legitimada a partir de experimentações no contexto do Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI) do Jaraguá. Por meio da cartografia, buscamos desnaturalizar as práticas e táticas instituídas no território escola, criando espaços para outras formas de conhecimento que ocorrem durante o processo do aprender. Nesse sentido, entendemos que as experimentações com a cartografia, em uma escola indígena, possibilita engendrar discussões acerca das políticas (re)cognitivas que organizam as práticas da Educação Matemática e nos permite explorar caminhos outros,  invisibilizados, em que a interação entre corpos humanos e não humanos compõem novas possibilidades educacionais.

Biografia do Autor

Isis Maria de Paula Oliveira

Mestranda na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), atuando com a Educação Matemática e Pesquisa Cartográfica nas escolas indígenas. Graduada em pedagogia na FEUSP, trabalhando em pesquisas acerca das Políticas Públicas da Educação Especial, com a pesquisa em Educação Matemática e Filosofia da Diferença.

Michela Tuchapesk da Silva, USP

Professora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação - ICMC/USP e professora colaboradora junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação na área de concentração Educação Científica, Matemática e Tecnológica, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP. Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014), com pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática.

Downloads

Publicado

2025-11-28

Como Citar

Oliveira, I. M. de P., & Silva, M. T. da. (2025). MATEMÁTICAS: EXERCÍCIOS CARTOGRÁFICO DECOLONIAIS. Revista Helius, 6(1). Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/376

Edição

Seção

Artigos do Dossiê