MATEMÁTICAS
EXERCÍCIOS CARTOGRÁFICO DECOLONIAIS
Palavras-chave:
Aprender, Cartografia, CogniçãoResumo
O presente artigo movimenta os conceitos da filosofia da diferença em um ensaio decolonial que tensiona a matemática legitimada a partir de experimentações no contexto do Centro de Educação e Cultura Indígena (CECI) do Jaraguá. Por meio da cartografia, buscamos desnaturalizar as práticas e táticas instituídas no território escola, criando espaços para outras formas de conhecimento que ocorrem durante o processo do aprender. Nesse sentido, entendemos que as experimentações com a cartografia, em uma escola indígena, possibilita engendrar discussões acerca das políticas (re)cognitivas que organizam as práticas da Educação Matemática e nos permite explorar caminhos outros, invisibilizados, em que a interação entre corpos humanos e não humanos compõem novas possibilidades educacionais.Downloads
Publicado
2025-11-28
Como Citar
Oliveira, I. M. de P., & Silva, M. T. da. (2025). MATEMÁTICAS: EXERCÍCIOS CARTOGRÁFICO DECOLONIAIS. Revista Helius, 6(1). Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/376
Edição
Seção
Artigos do Dossiê
Licença
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