PULSÃO DE VIDA, PULSÃO DE LIBERDADE: O CONCEITO DE CONATUS NA ÉTICA DE ESPINOSA

Autores

  • André Luis Bonfim Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA

Resumo

Com o presente trabalho temos como objetivo explicitar um conceito central na Ética, de Espinosa: o conatus. Nossa estratégia consiste em evidenciar, a partir de uma análise do percurso do conatus no Livro III da presente obra, que a explicitação de tal conceito é fundamental para compreensão de um tema que, como vários comentadores do racionalista já destacaram, é o centro em torno do qual Espinosa escreve sua obra capital: a liberdade. Segundo a perspectiva espinosana, o homem, embora esteja sempre necessariamente sujeito às paixões e à força das causas exteriores (afecções), ou seja, à servidão, pode vir a tornar-se livre, visto que o mesmo é dotado de conatus, isto é, um esforço para perseverar na sua existência. Pretendemos evidenciar que o conatus pode ser entendido em termos de uma pulsão de vida e que tem por corolário ser a alternativa para o homem entre liberdade e servidão.

Biografia do Autor

André Luis Bonfim, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA

Professor Substituto do Curso de Filosofia da UVA. Professor das Faculdades Luciano Feijão e FANOR. Doutor em Filosofia pela PUC-RS.

Downloads

Publicado

2016-03-31

Como Citar

Bonfim, A. L. (2016). PULSÃO DE VIDA, PULSÃO DE LIBERDADE: O CONCEITO DE CONATUS NA ÉTICA DE ESPINOSA. Revista Helius, 1(2). Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/47

Edição

Seção

Artigos (Varia)