A apropriação dos temas de Kierkegaard no discurso da Teologia da Libertação na América Latina e no Brasil

Autores

  • Marcio Gimenes de Paula Universidade de Brasília, UnB

Palavras-chave:

Filosofia da religião, Teologia, Kierkegaard, Cristianismo, Cultura

Resumo

O objetivo do presente trabalho é apresentar como algumas teses de Kierkegaard foram apropriadas pelo discurso da Teologia da Libertação no contexto brasileiro. Para tanto centralizaremos nossa avaliação em algumas pequenas porções de uma obra do pensador dinamarquês: As Obras do amor de 1847. Ali o tema do cuidado ao próximo e da alteridade é o ponto principal da reflexão. Assim, o discurso da Teologia da Libertação se apropria do tema do amor ao próximo e o compreende como amor não apenas ao próximo, mas o identifica como amor ao pobre e ao excluído socialmente, tema central de tal reflexão teológica em contexto brasileiro e latino-americano. Assim, a despeito do pensamento do autor dinamarquês aparentar um existencialismo de caráter eurocêntrico e alheio aos problemas latino-americanos, observamos aqui uma reapropriação e ressignificação de suas teses, o que parece bastante promissor. Desse modo, nosso intuito é aqui nos apropriarmos de algumas teses kierkegaardianas e captá-las no discurso dos teólogos da libertação latino-americanos e brasileiros, situando-as num contexto de multiculturalismo e seus desafios.

Biografia do Autor

Marcio Gimenes de Paula, Universidade de Brasília, UnB

Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas. Professor Associado do departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

2019-10-29

Como Citar

Gimenes de Paula, M. (2019). A apropriação dos temas de Kierkegaard no discurso da Teologia da Libertação na América Latina e no Brasil. Revista Helius, 2(1), 103–126. Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/84

Edição

Seção

Artigos do Dossiê