Morte e ressurreição em Averróis: notas sobre a vida futura

Autores

  • Arthur Klik de Lima Universidade Federal de Lavras, UFLA

Palavras-chave:

Ressurreição, Vida futura, Alma, Intelecto, Morte

Resumo

O objetivo deste artigo, a vida futura, surge como uma das consequências da crítica feita a respeito da tese da unidade do intelecto, que parece limitar a possibilidade de uma existência transcendente à morte, pois retira da alma aquilo que mais fortemente poderia demarcar sua subsistência, o intelecto. Tal situação tornou esta tese perigosa para cristãos, pois contraria o que a fé cristã propõe. No entanto, é necessário ressaltar que a vida futura é um dos dogmas fundamentais do Islã, e algumas de suas obras originais, nas quais Averróis debate questões relativas a seu contexto político-religioso, possuem capítulos dedicados a tratar de temas relacionados a vida futura, como a atribuição dos prêmios e das punições aos homens a partir de suas ações terrenas, e a discussão sobre a ressurreição dos corpos. Analisar tais passagens certamente nos servirá para apontar elementos distintos do quadro que foi desenhado em sua crítica, sobretudo, no que diz respeito à possibilidade de uma transcendência individual para os homens como vida futura.

Biografia do Autor

Arthur Klik de Lima, Universidade Federal de Lavras, UFLA

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto, mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo e estágio de doutorado pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Atua como professor adjunto de Filosofia na Universidade Federal de Lavras. Membro do GT História da Filosofia Medieval e a recepção da Filosofia Antiga.

Downloads

Publicado

2019-10-10

Como Citar

de Lima, A. K. (2019). Morte e ressurreição em Averróis: notas sobre a vida futura. Revista Helius, 2(1), 172–195. Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/86

Edição

Seção

Artigos (Varia)