Lucrécio e o De rerum natura

  • José Carlos Silva de Almeida Universidade Federal do Ceará, UFC

Resumo

O presente texto apresenta inicialmente a vida do poeta latino Lucrécio e, em seguida, a estrutura do poema didascálico De rerum natura e os assuntos que são desenvolvidos em cada um dos seis livros do poema, cujo objetivo é, seguindo os ensinamentos de Epicuro, emancipar os seres humanos do medo dos deuses e da morte e proporcionar-lhes uma vida feliz. Palavras-chave: Lucrécio. De rerum natura. Epicuro. Emancipação. Felicidade.

Biografia do Autor

José Carlos Silva de Almeida, Universidade Federal do Ceará, UFC
Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1989), Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum - Roma (2005). Professor Associado do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Ceará, atuando principalmente nas seguintes áreas: História da Filosofia Antiga (período helenístico-romano), Ética e Ensino de Filosofia. Membro do PROCAD/CAPES em Filosofia Antiga (UFMG/UFU/UFC).
Publicado
2019-12-31
Como Citar
Almeida, J. C. S. de. (2019). Lucrécio e o De rerum natura. Revista Helius, 2(2), 251-270. Recuperado de //helius.uvanet.br/index.php/helius/article/view/95
Seção
Artigos do Dossiê